1e
Canhoto
1eb31072f9c2e896aed6eb94a220fa958238a54e9acc8204c5ae620f3ba46e3e

Abra o coração. Que as idéias circulem e haja troca em vez de preconceitos ignorantes. Você não me parece ignorante, precisa só se livrar do preconceito mesmo, abrir a mente. Muita paz em seu coração, é o que desejo.

Como eu disse em minha primeira resposta, você vive em uma ilha. O que mais tem é "esquerdista" libertário aqui no Nostr e no mundo. Da próxima vez, sugiro que deixe claro, "libertários" ao invés de "direita" e "estadistas" ao invés de dividir o POVO.

Falando nisso, "Bolsonaro" significa alguma coisa pra você? Ou ele é de esquerda, como um falou dia desses?

Estude sobre a esquerda então, querida. A história da esquerda foi sem lutar contra governos. Quem sempre lambeu as botas de estadistas foi a direita, começando pela Revolução Francesa. Não confunda esquerda com bolcheviques.

Mastodon não é futuro de nada, Mastodon tem dez anos, é passado. O futuro é Nostr, com direita, esquerda, centro e quem mais quiser entrar. Resigne-se à sua insignificância.

### O Mastodon é o futuro da esquerda descentralizada.

Vejo algumas pessoas receosas que muitos esquerdistas ou "normies" entrarão em massa no Nostr.

Muitos irão entrar, mas poucos vão permanecer, a maioria vai para o Mastodon, tudo por conta da tendência que pessoas com ideias frágeis, mas que precisam ser sustentadas (Por qualquer razão), tem o incentivo ao isolamento.

No Nostr, você faz um post, e cerca de 11 ou mais relays distribuem isso para a rede, assim, basta um pessoa aleatória se conectar a 1 desses relays, e poderá ver sua postagem.

Já no Mastodon, 1 grande relay chamado de "Instância" distribui suas mensagens naquela instância específica, como de fosse um grupo de WhatsApp ou Discord isolado dos outros, com seu próprio servidor.

De forma simplificada:

- É como se o Nostr fossem várias cidades tipo Nova York, sendo grandes ilhas cheias de pontes, aeroportos e acessos por todos os lados;

- No Mastodon, são como diversas ilhas sem conexão, onde há acesso, porém, mais isolado e dificultado.

Boas ideias sempre vencem e destroem mentiras no longo prazo, mas, existe o fator humano no curto prazo.

Narrativas fracas e falhas vão ter muito mais dificuldades de prosperar no Nostr, onde tudo é livre, todos podem contra-argumentar e expor suas ideias do que no Mastodon, onde apesar de ser descentralizado, é menos distribuído, como no caso dos relays, ou "Instâncias".

Um bairro aberto que você manda, mas todos podem trafegar, como um shopping.

Além disso, se você quer se isolar em uma bolha, o Mastodon é perfeito para isso, pois rodar um relay no Nostr enquanto usa diversos outros, não faz tanta diferença para as outras pessoas, mas rodar uma Instância no Mastodon pode te isolar e ajudar a manter pessoas "Indesejadas" longe.

Uma ilha que você tem controle e o acesso é mais difícil.

Por essa razão, é muito menos provável que pessoas com esses tipos de ideias prosperarem por aqui durante muito tempo. O incentivo sempre vai ser buscar algo que não te censure, mas receba reforço positivo, de uma massa que concorde com você.

De vez em quando vejo alguns esquerdistas entrando no Nostr, outros já estão a mais tempo, e é nítido o quanto são mal recebidos por aqui.

Alguns duram, denunciam, bloqueam, tentam se sustentar, mas, se estivessem no Mastodon, é provável que teriam melhor recepção e controle de narrativas, e muito reforço positivo de quem já concorda com eles.

No fim, grande parte desiste do Nostr, e vai para o Mastodon, ou quaisquer outras redes de Big Techs novamente.

O Mastodon é boa rede social, é descentralizado, porém não é tão distribuído.

Então, toda vez que vocês perceberem alguém esquerdista, "normie", brasileiro médio, não é necessário fazer uma péssima mensagem de boas-vindas, apenas questionar e apertar o suficiente no argumentos.

É triste ver o quanto brasileiros são ilhas no Nostr e ilhas inflamadas de preconceito infantil. O que mais tem é gente que você provavelmente consideraria de esquerda no Nostr, minha querida. Se você usa o Damus, o dev é de "esquerda". Se usa o Nos, mais "esquerda" ainda. Temos trans, membros do Human Rights Foundation, ativistas, jornalistas, escritores, músicos entre os players mais influentes do Nostr e quem se diz de "direita" acha ótimo, inclusive o criador do Nostr, o fiatjaf, um dos poucos brasileiros que parecem ter mais que dois neurônios e um coração aqui. Qual é a sua idade, minha cara? Pelo texto mal escrito e cheio de buracos lógicos, só pode ter menos de 20. Acorde pra vida, desejo-lhe felicidade e menos ódio nesse coração.