Fundo de Solidariedade da Ordem apoia médicos sem-abrigo e jovens em pobreza extrema
Fundo de Solidariedade foi fundado em 2001 e é financiado com 2% das quotas pagas pelo médicos inscritos na Ordem. Atualmente, apoia 40 profissionais e duas crianças.

A propósito destas eleições…
Quem está na política tem responsabilidades para com as suas gentes. Está na hora de honrar esse contrato e apresentar as nossas soluções para os problemas do povo que queremos representar e ajudar.
https://s3.observador.pt/wp-content/uploads/2023/01/17222553/img-0866.jpg" class="embedded-image" loading="lazy">
Israel critica ONU por não exigir libertação de reféns
Representação de Telavive na ONU diz que "um apelo ao cessar-fogo sem exigir a libertação dos reféns e o desarmamento do Hamas é um apelo à vitória do terrorismo".
https://observador.pt/2024/01/12/israel-critica-onu-por-nao-exigir-libertacao-de-refens/
Três meses de prisão para homem com t-shirt que apelava à libertação de Hong Kong
Chu Kai-pong foi detido em novembro por usar uma t-shirt com as palavras "Libertem Hong Kong". O juiz considerou que o arguido "violou intencionalmente a lei" e condenou-o a três meses de prisão.

Nasser Al-Khelaïfi mantém esperança de segurar Mbappé: “É o melhor do mundo e o melhor clube para ele é o PSG”
Presidente do PSG deseja continuar a contar com o jogador francês, mas existe um "acordo entre cavalheiros" para o caso de Mbappé sair no verão. Real Madrid e Inglaterra aguardam decisão do avançado.

Helicóptero do INEM em Macedo de Cavaleiros não aterra em todos os heliportos
Helicóptero não terá tamanho nem peso para aterrar em alguns locais. Em causa estarão, pelo menos, dois hospitais com heliporto em Bragança e um no Porto. Alternativa faz perder tempo no transporte.

O que fica de 2023?
No Chat GPT o "conhecimento é limitado" e não há nenhum destaque. No Bing, o ranking coloca em 1º lugar a guerra no Médio Oriente, já a Google destaca Lula da Silva como acontecimento do ano.

https://observador.pt/programas/ainda-bem-que-faz-essa-pergunta/o-que-fica-de-2023/
Histórias reais de uma autoconfiança reconquistada
O Observador Lab lançou o desafio, e os leitores deram resposta. Num projeto conjunto com a Eucerin, falámos com quem deu a volta a um problema de pele, reconquistando a autoestima.

https://observador.pt/especiais/historias-reais-de-uma-autoconfianca-reconquistada/
O apelo dos médicos para “segurar” o SNS
As histórias mais bizarras, inusitadas e surpreendentes que aconteceram em 2023. Conhecemos ainda a "médica zero" que lançou um apelo aos colegas para não fazerem mais horas extraordinárias.

https://observador.pt/programas/conferencia-de-imprensa/o-apelo-dos-medicos-para-segurar-o-sns/
O país de mentira de um governante mentiroso
Alberto Gonçalves comenta a mensagem de Natal de António Costa.

https://observador.pt/programas/ideias-feitas/o-pais-de-mentira-de-um-governante-mentiroso/
Cacau, café e chá: como os prazeres da mesa moldaram a História (parte 2)
De um ponto de vista estritamente fisiológico, estes são ingredientes perfeitamente dispensáveis na dieta humana – todavia, os três alimentos tiveram um papel decisivo na marcha do tempo.

Chelsea, a instituição de caridade com barretes que não são apenas de Natal: oitava derrota e décimo lugar da Premier com 18 jogos
Chelsea voltou a não conseguir somar duas vitórias consecutivas na Premier com uma derrota frente ao Wolves que adensou a crise de uma equipa perdida que gasta muito mas joga cada vez menos (2-1).

“Temos vacas magras, sabe?”: onde uns vêem problemas, Sérgio Conceição cria soluções
Conceição fez questão de enumerar os jogadores que fizeram parte do onze inicial contra o Leixões e que realizaram a formação no Olival. Ainda assim, técnico tem que agradecer aos pesos pesados.

Carla Castro é tema encerrado, mas foi contestado internamente. “Má decisão”, “convite a sair” ou “perda irreparável” são as críticas
Aos olhos de vários conselheiros nacionais não alinhados com Rui Rocha este era o momento crucial para a corrente da liderança da IL mostrar que trabalha para a união. Saída de Castro não agrada.

“Estranho que seja Egipto e não Qatar a mediar”
Pode ter que ver com alguma exigência de Israel. E Hamas, se está agora no Egito para negociar, ainda um dia antes esteve no Irão. Pode haver nova trégua até ao final do ano?

https://observador.pt/programas/guerra-na-terra-santa/estranho-que-seja-egipto-e-nao-qatar-a-mediar/
Ministério Público está a investigar 14 casos de abusos sexuais na Igreja Católica
Dados enviados pela Procuradoria-Geral da República informam que 26 foram arquivadas desde o ano passado. Ainda, Fundação Jornada Mundial da Juventude teve lucros de cerca de 20 milhões de euros.

https://observador.pt/programas/noticiario/as-noticias-das-17h-1492/
As notícias das 2h
As notícias na Rádio Observador. Aconteça o que acontecer.

https://observador.pt/programas/noticiario/as-noticias-das-2h-1441/
Concurso Miss França acusado de ser “woke” por eleger mulher com cabelo curto “andrógino”
Eva Gilles escolheu "look andrógino com cabelo curto" porque "a beleza não está limitada a cortes de cabelo ou formas". Polémica estalou: críticos acusam concurso de ser "woke" ou "feminist-washing".

Dois mortos em colisão entre carro e carrinha de nove lugares em Cuba
Duas pessoas morreram e uma sofreu ferimentos graves na colisão entre um automóvel e uma carrinha de nove lugares na Estrada Nacional 387, em Cuba, no distrito de Beja. Via está cortada ao trânsito.

O esquerdismo como tipo psicológico
É possível que a especificidade do nosso esquerdismo como tipo psicológico passe, de modo transversal, pela atitude de dependência face ao estado, esperando ter nele a resolução de todos os problemas.
https://s3.observador.pt/wp-content/uploads/2019/03/20170446/patricia-fernandes_ubi_003_websitejoaopedrosilva_467x467_acf_cropped.jpg" class="embedded-image" loading="lazy">
https://observador.pt/opiniao/o-esquerdismo-como-tipo-psicologico/