Aquele que habita o interior de todos os seres, mas está separado de todos os seres, e que nenhum ser conhece, cujo corpo são todos os seres, e que controla todos os seres do interior - ele, o Eu, é o Governante Interior, o Imortal.Aquele que habita o olfato, a linguagem, a vista, a audição e o tato, mas está separado de todos; que o olfato, a linguagem, a vista, a audição e o tato não conhecem; cujo corpo é o olfato, a linguagem, a vista, a audição e o tato; e que controla todos eles do interior - ele, o Eu, é o Governante Interior, o Imortal.
Aquele que habita o interior da mente, mas está separado da mente, e que a mente não conhece, cujo corpo é a mente, e que controla a mente do interior ele, o Eu, é o Governante Interior, o Imortal.
Aquele que habita o intelecto, mas está separado do intelecto, e que o intelecto não conhece, cujo corpo é o intelecto, e que controla o intelecto do interior - ele, o Eu, é o Governante Interior, o Imortal.
Não é visto, mas é aquele que vê; não é ouvido, mas é aquele que ouve; não é pensável, mas é aquele que pensa; não é conhecido, mas é aquele que conhece não existe outro que veja a não ser ele, não existe outro que ouça a não ser ele, não existe outro que pense a não ser ele, não existe outro que conheça a não ser ele. Ele, o Eu, é o Governante Interior, o Imortal.
Qualquer coisa que não seja o Eu perece
OM...Completamente preenchidas com Brahman estão as coisas que vemos, Completamente preenchidas com Brahman estão as coisas que não vemos,De Brahman flui tudo o que existe:
De Brahman tudo ainda assim, ele é o mesmo.
OM... Paz - paz - paz.Levai-me do irreal para o real.
Levai-me da escuridão para a luz.
Levai-me da morte para a imortalidade.
BRIHADARANYAKA Upanishad
tradução swami Prabhavananda.


















