Avatar
q
6b642933aa7edc129bbf8798f9de2dcb192cbb2cb58601c11f25e6eed0b85c1c
:)

Mas essa é a idéia.

Somos só pessoas comuns. Uns estão usando nostr para compartilhar memes,

outros para seguir alguém,

outros para falar com familiares com privacidade,

outros para vender seus produtos e servicos sem toda essa interferência desses parasitas,

outros divulgando e construindo para tornar isso possível.

Somos plebeus.

Quando percebem quão fácil e rápido é transacionar satoshis...

É o preço a se pagar para não ter intermediários entre você e o outro.

Aqui você vê o que busca e aceitou visualizar enquanto que nas redes sociais centralizadas as empresas "não deixam" suas informações vazarem mas também você só consegue ver o que eles deixarem você ver.

Cabe a você decidir o que vale a pena.

Mas para gastar real e transferir real também tem taxa, e olha... Te garanto é bem mais caro, bem mais.

É isso, baixei a versão do fdroid e nessa não tem a tradução automática.

É curioso isso, não acha?

A internet há algum tempo era completamente diferente do que é hoje ( o próprio computador em si também), mas aí houve todo um desenvolvimento e marketing que moldou como as pessoas utilizam a tecnologia. Mas foi feito um trabalho tão pesado pelo lado da psicologia que eles desenvolveram as aplicações de uma forma em que o produto final (interação pelas rede sociais) ficasse de um jeito que as pessoas não consigam largar aquele modelo de interagir. É o que está acontecendo, as pessoas não conseguem nem imaginar uma outra forma de interagir; usar outros aplicativos; com outros layouts, botões, etc.

Se não me engano a tradução é apenas na versão da play store. Talvez seja isso, Baixou de outro lugar.

Bem... Boa noite aos Aventurados.

Ultimamente, no NOSTR, tem dado as caras alguns npubs novos, o que é muito bom.

No entanto, por virem de um modelo de rede social arcaico e nefasto e devido a semelhante aparência dos clientes NOSTR com os aplicativos de rede-social, podem acabar tendo a impressão errônea do funcionamento interno do protocolo NOSTR e dessa forma utilizá-lo sem as precauções corretas. Dito isso, é preciso reconhecer que o NOSTR é algo novo e diferente e que é preciso se educar sobre esses novos conceitos.

Sei que é questão de tempo até todo mundo se familiarizar com a nova ferramenta, contudo, ainda sim, quero deixar uma listinha aqui com dicas simples que podem estar ajudando a livrar alguém de futuros possíveis problemas.

1. Rede social e protocolos não são as mesma coisas.

2 Não se apegue a seu nsec; não crie valor sentimental por ele. Você pode sim fazer isso, mas não recomendaria. Recomendo estar sempre pronto para abandonar completamente seu nsec, sem o sentimento de que você perdeu algo muito importante.

3 Uma vez a nsec comprometida (perda ou vazamento), não tem volta. Aqui não existe suporte, não existe atendimento ao cliente, não existe recuperação de senha. Perdeu nsec? Já era. Já foi. Alguém roubou seu nsec? Já era, já foi. O intruso poderá fazer o que quiser com seu nsec, para sempre.

4 Todo npub é estranho e malfeitor até que se prove o contrário. É muito fácil e rápido criar um npub novo, portanto toda conta por padrão é fake e maligna, pode existir alguém com mais de um npub em todo lugar que você estiver, se comportando como se fosse pessoas diferentes.

5 Número de seguidores não significa nada aqui. É possível gerar milhares de nsec em questão de minutos. Curtidas idem, aqui não existe. É chamado de reação mas também não serve para nada. É fácil ter 1 milhão de curtidas no nostr.

Por enquanto é isso. Posso ter esquecido alguma coisa, mas em resumo acredito que seja isso.

Tá certo meu ministro, apoio totalmente. Faça isso. Esses jovens de hoje em dia só quer saber de zapzap.

Realmente não é algo explícito então quem não é de tecnologia pode não perceber, mas você está basicamente confundindo onde ficam salvo as coisas. Textos e vídeos (ou imagens) ficam salvos em lugares diferentes (no caso do nostr).

Eventos ficam salvos nos relays e mídias ficam salvos em servidores de mídias.

Vou tentar te explicar por partes.

"acho q n entendi, por exemplo nos grupos e comunidades, os post de video e imagens estao nos relays de quem esta postando."

Não. Tem 2 erros aqui.

Primeiro que o relay não é de quem está postando, e sim de quem está disponibilizando para que outras pessoas utilizem para postar os eventos e para ver as postagem (eventos) que existem naquele relay.

Publicar seria enviar um evento para o relay e ver uma postagem seria pedir para o relay mostrar o evento que existe naquele relay.

Segundo: relays (pelo menos até agora) não armazenam fotos e vídeos, apenas textos. Fotos e vídeos ficam armazenados em outro lugar chamado servidor de mídias (que basicamente pode ser qualquer lugar na internet que esteja online [acessível por link]). Relays armazenam apenas o endereço [link] de onde estão essas fotos e vídeos. Então quando você vê uma foto, está pedindo pro servidor de mídias te mostrar a foto (não está pedindo pro relay te mostrar o vídeo da mesma forma que pede para ele te mostrar os eventos).

"Mas eu achei q eu so poderia ver os posts se o outro usuario tb estivesse "cadastrado" no mesmo relay. "

Não está errado, você só consegue ver os eventos que existem no relay que você está pedindo. Se o usuário não publicar o evento no relay que você "participa", você não verá nada.

"Se pra ver a postagem de alguem eu tenho q adicionar os relays q ele usa, então n tem como eu ver video nenhum sem ja ter aceitado o serviço do relay. "

Sim, mas da mesma forma você que você tem que adicionar os relays que o outro usa para conseguir ver os eventos dele, o outro também pode adicionar um relay que você usa para conseguir te mostrar alguma coisa...

E de novo: relay não armazena vídeos.

"Ja pesquisei algumas vezes pra entender melhor, mas esse mundo dos relays ainda n ta muito user friendly n...pelo menos pra quem eh leigo."

Normal.

Espero ter conseguido ajudar a compreender melhor.

Não exatamente, os textos ficam armazenados nos relays.

Então, nesse caso, quem vê seu ip seria o operador do relay. Mas aqui foi você quem configurou o relay no seu nsec. Então você sabe que você está entregando seu ip para o operador do relay para que ele te forneça os eventos. Até porque ele precisa, se não como ele te entregaria os eventos?

É diferente das imagens e vídeos que simplesmente alguém te envia um arquivo e uma informação sua é vazada para um aleatório qualquer. Percebe a diferença? Sabe se lá as intenções.

Replying to Barry Allen

Os vídeos e fotos não são armazenados em relays, são armazenados em servidores de arquivos. A maioria das imagens e vídeos aqui do nostr são hospedados no serviço https://nostr.build portanto esse serviço consegue ver seu endereço IP, mas é claro que não dá pra relacionar com a sua npub/perfil aqui do Nostr, só dá pra saber que seu endereço IP requisitou tal vídeo ou tal imagem.

Se eu mando um vídeo na sua DM e o vídeo carregou automaticamente, eu acabei de relacionar seu ip com seu npub.