O segundo reinado foi bom entre aspas, maior parte das pessoas no país era pobre e sem educação formal. Indústrias nem existiam, o forte no país era o agro assim como é hoje que na época usava mão de obra escrava. Telegrafo só tinha no Rio e só no palácio e na casa do imperador, malha ferroviária nem se fala, o interior do país vazio.
Seria um jogo de “Se” muito interessante se o império não tivesse sofrido um golpe pós lei Áurea, aposto que estaríamos lascados do mesmo jeito ou pior.
Quem tinha prestígio era o Imperador, o Brasil mesmo era só pra Inglês ver, os estrangeiros que vieram pra cá achando que era a terra prometida só se lascaram, felizmente trouxeram muito da sua cultura que passaram para seus descendentes, mas o Brasil sendo Brasil vai correndo isso aos poucos.
Você não leu nas entrelinhas.
# Nasce primeiro bebê concebido por um robô que injeta espermatozoides: máquina opera com IA ou manualmente; entenda:
https://video.nostr.build/a0050671c3b0cc34622082f2a3b1f44b781a9ade235cb38aca23be337b7018e5.mp4
Recentemente, um marco significativo na medicina reprodutiva foi alcançado com o nascimento do primeiro bebê concebido por um robô de inteligência artificial. Este evento ocorreu em abril de 2025, quando uma mulher de 40 anos, que havia enfrentado dificuldades em fertilizações anteriores, deu à luz após um procedimento inovador de fertilização assistida. O método utilizado foi a injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI), totalmente automatizado por um robô que opera com algoritmos de inteligência artificial.
O processo de fertilização foi notavelmente rápido, levando menos de dez minutos por óvulo. Durante o estudo, cinco óvulos foram fertilizados usando o sistema robótico, e quatro deles se desenvolveram normalmente, resultando em um embrião saudável que foi transferido para o útero da paciente. Essa técnica combina robótica avançada e lasers para guiar os espermatozoides até os óvulos, aumentando a precisão e a eficiência do procedimento.
Embora ainda não se saiba se essa inovação resultará em uma redução significativa nos custos dos tratamentos de fertilização, a automação pode potencialmente aumentar as taxas de sucesso e diminuir a necessidade de múltiplos ciclos de tratamento. Especialistas acreditam que, com o tempo, essa tecnologia poderá se tornar mais acessível, beneficiando muitos casais que enfrentam dificuldades para conceber.
Esse avancos enfatizam a importância dessa técnica inovadora e seu potencial para revolucionar a fertilização assistida. A pesquisa continua a explorar novas maneiras de integrar a inteligência artificial em outros aspectos da medicina reprodutiva, oferecendo novas esperanças para muitos.
É incrível que consigam controlar um robô tão pequeno.
🥜󠅓󠅑󠅣󠅘󠅥󠄲󠅟󠄢󠄶󠅤󠅔󠅝󠅘󠄠󠅔󠄸󠄲󠅪󠄿󠅙󠄨󠅦󠅒󠅇󠅜󠅥󠅔󠄳󠄥󠅚󠅒󠄢󠅜󠅥󠅒󠄣󠄽󠅥󠅑󠅇󠄩󠅘󠅔󠅇󠄾󠅪󠅉󠅈󠅂󠅘󠅔󠄹󠄷󠅙󠅉󠅇󠅜󠄹󠄱󠄵󠄩󠄦󠄣󠅩󠅟󠄵󠄾󠅇󠅨󠅘󠅓󠄹󠄷󠅛󠅉󠅇󠄵󠄳󠅉󠅈󠄾󠄤󠅁󠄴󠅗󠅩󠄾󠄷󠄽󠅪󠅊󠄴󠅉󠅧󠄿󠅄󠅓󠅪󠄾󠅇󠄽󠅨󠅊󠅄󠅓󠅪󠅉󠅄󠅅󠄢󠄽󠅪󠄽󠄥󠄾󠅚󠅁󠅧󠄽󠅪󠄲󠅙󠅊󠄴󠅂󠅘󠄾󠅄󠅔󠅜󠄽󠅚󠅅󠄥󠄾󠄷󠄾󠅛󠄾󠄷󠄹󠄠󠅉󠄢󠄽󠄥󠅉󠅚󠅗󠄥󠅉󠅪󠅛󠄥󠄽󠅄󠄹󠅪󠅉󠄢󠅂󠅝󠄾󠅄󠄱󠅧󠄿󠅄󠅊󠅘󠅉󠄡󠅗󠅘󠄱󠄧󠅡󠅥󠄥󠅏󠅜󠅒󠅪󠄿󠄴󠅀󠅉󠅠󠄻󠅖󠄣󠄵󠅕󠅄󠅧󠄥󠄴󠄲󠅑󠅕󠄠󠄥󠄵󠄻󠄳󠅂󠄶󠅕󠅞󠄸󠄨󠅃󠅛󠄲󠄦󠄻󠄦󠅁󠅉󠅇󠅃󠅚󠅉󠅇󠅆󠅉󠄹󠄱󠄴󠅆󠄲󠄽󠅊󠅡󠅧󠄣󠅤󠄦󠄥󠄴󠄺󠅃󠅩󠅨󠅇󠅟󠅩󠄶󠅀󠅨󠅜󠅢󠅚󠄸󠅩󠄻󠅀󠄴󠅩󠄤󠅪󠅒󠅥󠄽󠄝󠄲󠄦󠅣󠄦󠄿󠅉󠅈󠄾󠅉󠄹󠄽󠅪󠅓󠄶󠅖󠄩󠄿󠄦󠄩󠄦󠄦󠅤󠄼󠅘󠅤󠅗󠅪󠅔󠅃󠅞󠅝󠅣󠅠󠄠󠅘󠄴󠄢󠅁󠅤󠅠󠄝󠄷󠄠󠅑󠄩󠅥󠅚󠅙󠅙󠅚󠅄󠅖󠄥󠅉󠅈󠄺󠅉󠄹󠄹󠄾󠄩󠄦󠅀󠄨󠅧󠅦󠄷󠄦󠅪󠅢󠅩󠄨󠅥󠅔󠄥󠄶󠅈󠅆󠄧󠄸󠄺󠄠󠅡󠅜󠅦󠅖󠅥󠄥󠅟󠄨󠄣󠅟󠅚󠄳󠄱󠅠󠄵󠅧󠅟󠅧󠅚
Aqui ainda não resgataram. Faz sua carteira na cashu.me e resgata o ecash. Não é muito, é mais como teste.
Essas nozes são bem interessantes 🥜󠅓󠅑󠅣󠅘󠅥󠄲󠅟󠄢󠄶󠅤󠅕󠄳󠄺󠅟󠅔󠄸󠅂󠅧󠅓󠅪󠅟󠅦󠄼󠄢󠄡󠅠󠅒󠅞󠅁󠅥󠅒󠅇󠅜󠅥󠅑󠅇󠄺󠅠󠅔󠄸󠄽󠅥󠅉󠄢󠄶󠅪󠅑󠄳󠄩󠄳󠅑󠅈󠅂󠅚󠅒󠄢󠅜󠅥󠅉󠅈󠅆󠅚󠅓󠄢󠄶󠄠󠅉󠅈󠅃󠄲󠅟󠅝󠄶󠅠󠅃󠄱󠄲󠅁󠄲󠅆󠄴󠅧󠅃󠅅󠄶󠄷󠅉󠅈󠄳󠄲󠅠󠄷󠄶󠅘󠄱󠅝󠄶󠅪󠅕󠄵󠄲󠅛󠄿󠅄󠅗󠅨󠄿󠄷󠅂󠅘󠄾󠄴󠄺󠅘󠅊󠄷󠄽󠅧󠄿󠄷󠅅󠄡󠅉󠅝󠅅󠄠󠄽󠅚󠅗󠅪󠅉󠅄󠄲󠅚󠅉󠅚󠄲󠅛󠅉󠅪󠅁󠅨󠄾󠅪󠄺󠅘󠅊󠅄󠅉󠅧󠅉󠅇󠄽󠄤󠄿󠄷󠄹󠅪󠄾󠅇󠅊󠅙󠅊󠄴󠄵󠅪󠅉󠅄󠄹󠄤󠄽󠅇󠄽󠄢󠅊󠄷󠅊󠅘󠅉󠅇󠄵󠅪󠄽󠅄󠅁󠅨󠅉󠅇󠄾󠅉󠄹󠅁󠄹󠄽󠄿󠅙󠅒󠄽󠅢󠅒󠄧󠅅󠄹󠅪󠄠󠅅󠄨󠅕󠄹󠅢󠅕󠄼󠄦󠄤󠅩󠄩󠄵󠄣󠅜󠅒󠅑󠅤󠄝󠅠󠅝󠅀󠅠󠅛󠅢󠅆󠄧󠄣󠅒󠅀󠄩󠅝󠄶󠅛󠅟󠄢󠄶󠅜󠅇󠄳󠄴󠅪󠅈󠅡󠄵󠄾󠅅󠄻󠅇󠄼󠅂󠅤󠄵󠅝󠅏󠅑󠅪󠅣󠄿󠅥󠄲󠅙󠅃󠅆󠅉󠅆󠅘󠄢󠄿󠄺󠄣󠄢󠄝󠄵󠅅󠅃󠄻󠅦󠅛󠅜󠅚󠅓󠄷󠄷󠄶󠅪󠅇󠄳󠄲󠅊󠄵󠅞󠅜󠅊󠅨󠅟󠅩󠅊󠄡󠅒󠅡󠄾󠄥󠄸󠄵󠅛󠄢󠄼󠅘󠄸󠄳󠅡󠅊󠄲󠅤󠄷󠄽󠅧󠄺󠅒󠅇󠄱󠅠󠄺󠄡󠅆󠄾󠅧󠅃󠄦󠄨󠄷󠄶󠅩󠅇󠄳󠄱󠄳󠅙󠅕󠅓󠅧󠅊󠅆󠅚󠅇󠅩󠅣󠄩󠅝󠄩󠅑󠄤󠅄󠅆󠄱󠄷󠅒󠅤󠅨󠄽󠅪󠅗󠄡󠅇󠅕󠄳󠅗󠅙󠅤󠅜󠄵󠄶󠄝󠅒󠅈󠅦󠄩󠅥󠄱
Toma 🥜󠅓󠅑󠅣󠅘󠅥󠄲󠅟󠄢󠄶󠅤󠅕󠄳󠄺󠅟󠅔󠄸󠅂󠅧󠅓󠅪󠅟󠅦󠄼󠄢󠄡󠅠󠅒󠅞󠅁󠅥󠅒󠅇󠅜󠅥󠅑󠅇󠄺󠅠󠅔󠄸󠄽󠅥󠅉󠄢󠄶󠅪󠅑󠄳󠄩󠄳󠅑󠅈󠅂󠅚󠅒󠄢󠅜󠅥󠅉󠅈󠅆󠅚󠅓󠄢󠄶󠄠󠅉󠅈󠅃󠄲󠅟󠅝󠄶󠅠󠅃󠄱󠄲󠅁󠄲󠅆󠄴󠅧󠅃󠅅󠄶󠄷󠅉󠅈󠄳󠄳󠅠󠄷󠄶󠅘󠄲󠄷󠄶󠅪󠅕󠄵󠄱󠅨󠄾󠅪󠅆󠅚󠅊󠄴󠄵󠅪󠅉󠅝󠄾󠅚󠅉󠅪󠅉󠄢󠅉󠅝󠅆󠅙󠅉󠅇󠄹󠅩󠄾󠄷󠄹󠄣󠄽󠄢󠄹󠄣󠄽󠄢󠅁󠅩󠅊󠅚󠄹󠅨󠅊󠅇󠄾󠅙󠅊󠅝󠄺󠅙󠄽󠅝󠅅󠅧󠄽󠅝󠅁󠅪󠄽󠄴󠅓󠅪󠄾󠄢󠄹󠄥󠄿󠅇󠅉󠅧󠄽󠅄󠅜󠅝󠄿󠅄󠅜󠅚󠄽󠅪󠄶󠅚󠄿󠅇󠅁󠄣󠅉󠅇󠄾󠅉󠄹󠅁󠄾󠅞󠄵󠅡󠅀󠄺󠅧󠅛󠄸󠄻󠅉󠄴󠄨󠄾󠅜󠅛󠅒󠅒󠅤󠄼󠅨󠅪󠄣󠅚󠅞󠅏󠄿󠅓󠅗󠄿󠅦󠄠󠄦󠄻󠅃󠄠󠄠󠅃󠄹󠅡󠅟󠅛󠅄󠅇󠄶󠅛󠅟󠄢󠄶󠅜󠅇󠄳󠄴󠄹󠅜󠄨󠄺󠅚󠅉󠅏󠄤󠅒󠅖󠅡󠄨󠅤󠄢󠅤󠅖󠅡󠄩󠅉󠄝󠄦󠄨󠅨󠅔󠄦󠄸󠅙󠅪󠅒󠅁󠅦󠅣󠄵󠅙󠄡󠄸󠄝󠅥󠄽󠅙󠄻󠅏󠄢󠄶󠅪󠅇󠄳󠄱󠄢󠅛󠅕󠅜󠅙󠄻󠄠󠅡󠅩󠅒󠄶󠅚󠅒󠅜󠅑󠄤󠅘󠅙󠄹󠄹󠅚󠅊󠄺󠄦󠅇󠅣󠅁󠄦󠄨󠄝󠄳󠅣󠄧󠅊󠅚󠄸󠅊󠅧󠅤󠅈󠅕󠄩󠅝󠄶󠅩󠅇󠄳󠄴󠄲󠅙󠄼󠅏󠅊󠄠󠅓󠅚󠅛󠄻󠄽󠅖󠅉󠅈󠅓󠅛󠄿󠄾󠅦󠅥󠄶󠅚󠅛󠅩󠄳󠅅󠅚󠄻󠄴󠄢󠅖󠄽󠄿󠄤󠅏󠅔󠄹󠅘󠅣󠅅󠅁󠅢󠅡󠅂󠅘󠅉󠅁󠄶󠅘󠅓󠄣󠅘󠄱󠄽󠄴󠄶󠅝󠄽󠅪󠄺󠅛󠄾󠅪󠄹󠅧󠄽󠄴󠄱󠅧󠅉󠅚󠅁󠄡󠅉󠅄󠅗󠄣󠅉󠅄󠅅󠄤󠄽󠄴󠅗󠅧󠄾󠅝󠄽󠅨󠄿󠄷󠄹󠄥󠅉󠅪󠄱󠄢󠄿󠅇󠄹󠄠󠄾󠅄󠅆󠅝󠅉󠅄󠅓󠄢󠄾󠄴󠅓󠄢󠄽󠅚󠅂󠅛󠅊󠄷󠄵󠄠󠅉󠅝󠅂󠅘󠅉󠅚󠅁󠅪󠄿󠅄󠅘󠅝󠄾󠄴󠄵󠄠󠄿󠄷󠄶󠅚󠅇󠄳󠄵󠄳󠅨󠄿󠅔󠅧󠄺󠄱󠅜󠅊󠅕󠅂󠄿󠅇󠅔󠅀󠅠󠅗󠅃󠄾󠅗󠄹󠅘󠄵󠅪󠅡󠅉󠄤󠅉󠅞󠄱󠄼󠅟󠄸󠅉󠅊󠅜󠅅󠄠󠄨󠅒󠅖󠅞󠄱󠅆󠅘󠅊󠄻󠄾󠅘󠅊󠅆󠅗󠅗󠅁󠅕󠄸󠄲󠄢󠅧󠅀󠅔󠄺󠅡󠄣󠄲󠄸󠄳󠄥󠅁󠅈󠄡󠅠󠄾󠅢󠅞󠅕󠄝󠅦󠅗󠅣󠄷󠅟󠄼󠅚󠅘󠅥󠅀󠅈󠄢󠄡󠅨󠅓󠅀󠄹󠄦󠄺󠅘󠅓󠄡󠅗󠅗󠅤󠄼󠄡󠄝󠅆󠄱󠄣󠅘󠅨󠄻󠅚󠅘󠄺󠄡󠄿󠅅󠄻󠅪󠄲󠄵󠄱󠄧󠅗󠅒󠄵󠅆󠄶󠅜󠅆󠄠󠅧󠅡󠅈󠄲󠄿󠅜󠄹󠅞󠅥󠄸󠄥󠄩󠅆󠅘󠅓󠅜󠅗󠅗󠅧󠅏󠅤󠄱󠅗󠅟󠄶󠄽󠅊󠅕󠅝󠄻󠄢󠅓󠅇󠄷󠄷󠅕󠅤󠄣󠅔󠄠󠅈󠅓󠄩󠅣󠅡󠄥󠅑󠅘󠅃󠅘󠄻󠅉󠅏󠄢󠄼󠄵󠄹󠄦󠄹󠅡󠄨
Aqui em casa somos seis, está osso mesmo.
https://video.nostr.build/7b842a8865634725f03bc0c34e377d53ebd790726869c6e2c0469a6bb6a24b16.mp4
Esse é o melhor momento pra que mais gente passe a usar bitcoin.
Não tô falando de trader shitcoinheiro. Bitcoiner mesmo, que entende que é moeda, que é soberania que não quer seu esforço sendo corroído por governos, burocratas, políticos e pelos bancos.
Que lugar lindo. Parabéns pelo projeto que estimula a gente a buscar isso para nossos locais.
Pretendendo visitar.
Sim. Tem o nostr:nprofile1qqsr5maylee9j77ce0es6tgmxj3pax2dlsuuptkn2stuj95jzqysulgpzemhxue69uhhyetvv9ujuurjd9kkzmpwdejhgqgjwaehxw309ac82unsd3jhqct89ejhxqgdwaehxw309ahx7uewd3hkca6zsjl e o nostr:nprofile1qqsdc47glaz2z599a7utq9gk2xyf6z70t7ddyryrnweyt32z4sdarfspzamhxue69uhhyetvv9ujumn0wd68ytnzv9hxgtcjr4v2c
Por meio desses perfis encontrei um que trata de economia circular. Valeu demais.
Teria que achar algum material acadêmico sobre. Os poucos minutos que pesquisei eu teria que filtrar muito material militante e não acadêmico pra tirar algo de útil e tô sem tempo.
Não sei se aconteceu de forma proposital porque seria um plano estranho, porque dependeria de as pessoas se relacionarem e a longo prazo não faria sentido nenhum. Não que eles pensassem nisso caso tivessem essa intenção mesmo.
O que sei é que existiram propagandas e incentivo migratório em países europeus no final do século 18 por conta do fim da escravidão.
Desconheço.
Sabe o que seria interessante, tentar convencer produtos rurais e pequenos comerciantes locais a aceitarem #bitcoin. Já seria um baita passo fomentar essa economia circular a partir de um setor que é forte aqui. Marcar pelo btcmap os que aceitam. Na minha região são poucos.
Não esperar, mas sim estimular gente a aceitar.
É difícil e você acaba de expondo, mas é o ônus de querer uma economia circular. Numa zona rural ou cidade pequena você pode até conseguir com mais sucesso estimular isso, pagar tudo o que você precisa em satoshis e comprar mais com o salário que recebe.
Enquanto não fizerem mais experimentos como de Rolante aqui no Brasil vamos continuar empilhando.
## **Bitcoin é dinheiro, use-o!**
Recentemente, tenho conversado com alguns Monerers sobre serviços comuns diários que aceitam cripto. Durante a discussão, mencionei algo óbvio: nem o Bitcoin tem ampla aceitação nesses serviços, que dirá Monero. E isso não deveria ser um problema, desde que os Bitcoiners usassem Bitcoin como dinheiro.
Foi então que o Hel ton, na comunidade do nostr:nprofile1qqsvdkf2vssaddk68jptsy8fj3n7z8zuk5vgwhq037m8f5hchcxfuhgpr9mhxue69uhkxmpwwp6hyurvv4ex2mrp0yhxxmmd9uq3jamnwvaz7tmzwgh8qatjwpkx2un9d3shjtnrdakj7qgcwaehxw309aex2mrp0yh8qct8vdhkjm3wdaexwtclprlke, apontou um problema maior: a maioria dos bitcoiners sequer aceita essa ideia. Para piorar, até mesmo uma das vozes mais influentes da comunidade, o nostr:nprofile1qqsdg0vnpw76lujncaexfh0fy747dheynq9s5m9wqxulcu2szlwqpfcpzamhxue69uhhyetvv9ujumn0wd68ytnzv9hxgtcpz4mhxue69uhhyetvv9ujuerpd46hxtnfduhszyrhwden5te0dehhxarj9ekk7mf0cmje9h do canal Bitcoinheiros, já chegou a chamar o uso do Bitcoin para pagamentos de serviços "shitcoinhagem" (Obs: não pesquisei sobre isso, posso estar falando merda).
Sou contra essa visão. Bitcoin **é dinheiro** e deve ser usado como tal. Parece que muitos esqueceram da primeira frase do whitepaper de Satoshi Nakamoto:
> *A Peer-to-Peer Electronic Cash System*
Se não for para ser usado como dinheiro privado, então o que estamos defendendo afinal?
#bitcoin #monero
Eu concordo com o uso, tem que usar mesmo com moeda desde que seja numa economia circular de #bitcoin ou com gente que aceita bitcoin como pagamento.
Pra quem quer usar como moeda é preciso estimular essa economia. Se ninguém aceitar seus satoshis como pagamento não vale a pena trocar pra pagar algo em real. Por isso empilhamos para quando for possível usar.
Coragem! Abandone as muletas do adoçante.







