Quando existe dinheiro envolvido, as pessoas fazem loucuras.
O caso de um contrato com um prazo(timelock), pode ser interessante.
Mas isto deu-me outra ideia, que pode ser interessante para os bitcoiners.
O contrato seria fazer o dca, onde todos os participantes teriam que fazer um depósito semanalmente (ou mensalidade), quem falhar, seria excluído.
concordo plenamente. É informar e despertar o espírito crítico dos indivíduos. Depois cada indivíduo, deve seguir as suas convições, se deve ou não comprar o bitcoin. É uma decisão individual de cada cidadão.
Uma dúvida surgiu-me, isto não desalinhas os incentivos? Isto pode levar um membro a matar os outros, porque benefícios desses atos.
Mas para isto funcionar é necessário um intermédio, é o oposto dos princípios básicos do bitcoin.
Os lontines são muito interessantes, eu tenho que reflitir mais sobre este assunto.
Este gráfico não é de um PIB, mas sim do S&P500 dos EUA.
Ainda não temos CBDC, já comecam a limitar a utilização do dinheiro. Cada vez existem mais aldeias sem acesso a Multibanco (caixas ATM).
Quando for implementado a CBDC, os governos não proibir o papel-moeda, eles vão ser muito mais sorrateiros. No primeiro momento, não vão proibir, mas vão retirar lentamente o papel-moeda de circulação, começando nas notas com valor facial superior para as menores. As notas que se degradam não serão substituidas.
Após algum tempo, será cada vez mais difícil encontrar papel-moeda e as que existem são de valor facial muito baixo, será necessário andar com muitas notas(cédulas). Como não é prático, as pessoas começam a utilizar cada vez os sistemas digitais.
Essa redução drástica da utilização do papel-moeda, este será o pretexto ideal para os governos acabar de vez com o papel-moeda.
Eu nunca fui a favor do legal tender, no meu ponto de vista a adoção do bitcoin deve ser sempre voluntária, nunca forçado por uma lei. E preferencialmente de baixo para cima. Eu sou favorável a uma lei que dê liberdade monetária à sua população e não uma imposição.
Mas El Salvador, optou pelo legal tender, mas agora para garantir um empréstimo pelo FMI está a recuar na sua política.
https://br.cointelegraph.com/news/el-salvador-1-3-billion-loan-imf-bitcoin-policy-change
Vai deixar de existir o uso forçado, mas vai continuar a existir liberdade monetária, as pessoas poderão utilizar o bitcoin.
Durante estes anos o FMI foi um feroz crítico ao Bitcoin, as pressões sobre o país foram tremendas, mas Bukele sempre resistiu, muitas das vezes com discurso inflamados contra o FMI.
Mas agora ao aceitar este acordo, Bukele está demonstrar fragilidade. Este acordo é um presente envenenado do FMI, o pior será no futuro. Quando a maturidade deste empréstimo terminar ou se El Salvador necessitar de mais financiamentos, o FMI vai exigir mais, na próxima vez, vai exigir a proibição do Bitcoin.
Grande jogada do FMI, facilita agora, cria dependência e mais tarde fará o checkmate.
O DCA é sempre a melhor solução, além disso, quem inicia agora, deve estar ciente que é essencial segurar pelo menos 4 anos, é algo para médio-longo prazo.
Estamos agora num momento sensível do ciclo, tanto pode dobrar de preço, como pode surgir um notícia péssima, entramos em bear market e o preço cai 70%.
Influênciar agora, pode correr muito mal, esses amigos ou familiares podem não aguentar a pressão da queda de preço, realizam os prejuízos e depois vão-te culpar e cobrar por isso. Vais acabar por perder um amigo.
Assim a melhor influência é o promover o dca e o estudar bitcoin.
Todo em máximos, nem o céu é o limite. Uma valorização muito superior ao seu PIB, a concentração excessiva da riqueza num único mercado. É um eucalipto, que está a sugar toda a energia de todos os outros.
Isto é insustentável, tem tudo para correr muito mal.

«80% dos PPR têm retorno inferior às comissões cobradas pelos gestores
A rentabilidade média anual dos Planos Poupança Reforma (PPR), na última década, foi de apenas 1,16%»
#Bitcoin fixes this
O tempo vai corrigir. Os negacionistas serão cada vez menos e os oportunistas também vão diminuir com a redução da volatilidade do bitcoin.
«Este ano, os preços destes alimentos voltam a aumentar, destacando-se o azeite e o bacalhau, produto que só num ano aumentou 18% por quilo, quando comparado ao valor registado em dezembro de 2023.
E a guerra na Ucrânia é um dos principais motivos. Na primeira semana do mês, um quilo de peixe custava 14 euros e 38 cêntimos, mais dois euros e 20 cêntimos do que há um ano.»
Todos os portugueses adoram comer no natal um bom bacalhau pescado no mar negro, regado com um bom azeite colhido de oliveira de Odessa.
A responsável da inflação continua a ser a guerra e a impressão de dinheiro continua a ser insignificante...
Isto é insustentável, a grande maioria das principais economias estão com déficits orçamental.

«Governo autoriza invasão de terrenos para exploração de lítio»
#Bitcoin é a única propriedade realmente privada.

E eu a pensar que a solução para os organismo do estado, era ficar mais eficientes e gastar melhor os dinheiros públicos...
... mas afinal, a solução é criar mais tachos.
Está tudo dito...
«Em Portugal 40% dos adultos só compreendem textos simples e matemática básica»
test
#nutsack
‘The mother of all bubbles’ in the U.S. is sucking money away from the rest of the world
Mesmo em caso que a bolha não rebente, será igualmente desastroso para o resto do mundo, as suas economias ficam cada vez mais fracas, as moedas desvalorizam, inflações altas.
https://finance.yahoo.com/news/mother-bubbles-us-sucking-money-215345592.html
A MicroStrategy esteve imparável no mês passado, é bem notório que foi a principal responsável por esta forte subida de preço.

