Avatar
EddieOz ⚡
eac630759e313832c4d0113b9e1082279fb0efa6a9ce81cda9e8a366b4988b48
Privacy. Freedom. Cryptography. Buidler/Creator/Artist/Educator/Anti-influencer 🇧🇷🇪🇪 E-Residency Envoy [GPG][C2056B0C12D579A5B172AB853480FB98373B56FB]

Quer saber porque o Gerard responde tão bem?

Neste vídeo, exploramos técnicas avançadas de reasoning para Large Language Models (LLMs), incluindo Chain of Thought (CoT), Step by Step Rationalization (STaR) e Tree of Thought (ToT).

Essas metodologias permitem que os modelos de #IA melhorem significativamente a qualidade e precisão das respostas, otimizando o processo de raciocínio, e que agora foram integradas ao #ChatGPT o1 de maneira nativa.

https://www.youtube.com/watch?v=W5X9grIXT9g

Link para o artigo: https://www.eddieoz.com/exploring-advanced-reasoning-techniques-for-llms-chain-of-thought-cot-step-by-step-rationalization-star-and-tree-of-thoughts-tot/

Alguém que tenha o ChatGPT o1-preview, coloca esse prompt nele:

```

8 apples 5 oranges 25 bananas 8 grapes 15 strawberries 23 watermelons 1 apple 18 raspberries 5 lemons 25 kiwis 15 peaches 21 blueberries

```

Depois olha o chain of thoughts pra chegar na conclusão.

Animal!

Replying to Avatar Girino Vey!

ACHO que dá pra resolver isso com mecanismos de consenso. Mas tem custo, como sempre.

Vou tentar colocar aqui a idéia que tem se formado na minha cabeça como alternativa ao nostr para protocolo anti-censura:

1- blockchain com 2 tipos de transação:

a) as que transferem tokens nativos da rede (igual qualquer criptomoeda)

b) as que transmitem mensagens e eventos

2- Transações que transmitem tokens seguem as mesmas regras de uma blockchain tradicional

3- Transações que transmitem eventos podem pagar a taxa de mineração de duas formas:

a) com tokens, igual uma transação de transferência de tokens

b) com PoW.

4- Full nodes: não participam do mecanismo de consenso, mas validam os blocos minerados. Servem pra manter a rede p2p no ar.

5- Relays: relays são full nodes que mantem o mecanismo de consenso usando PoS. Precisam ter um minimo de tokens alocados e são remunerados de acordo com os blocos minerados da seguinte forma:

a) blocos tem limite de tamanho

b) transações pagas com tokens são priorizadas de acordo com o valor da taxa. A taxa se reverte totalmente como recompensa ao relay que minerar aquele bloco.

c) transações de evento pagas com PoW tem o PoW revertido em tokens novos "mintados" naquele bloco, de acordo com a dificuldade. Dificuldade se ajusta de acordo com a média dos ultimos N blocos. Quanto maior a dificuldade minerada nas transações incluidas no bloco, maior a recompensa "mintada" naquele bloco.

6- Zaps: Zaps passam a ser transferencias normais pela blockchain.

Soluções:

- Mecanismo anti-censura é o mesmo das criptos, mas o fato de ser PoS gera risco. Pode ser um sistema híbrido com PoW e PoS talvez. Delegaçao de PoS também ajuda na descentralização e resistencia a censura.

- Anti-spam, pelo custo, seja financeiro, gastando tokens, seja de processamento, gastando PoW.

Problemas:

- Permanencia. Não é possível apagar nada.

- Aumenta a complexidade dos clientes

- Não tem foco em privacidade

Pensem aí em mais problemas e soluções, quem sabe a gente lança um projeto desses?

Eu não vejo um blockchain com token como solução pra isso... Acho que traz uma complexidade e desvia o foco que é a entrega de mensagens, que pode funcionar bem sem isso.

Os relays e clientes deveriam implementar o PoW (double-check) e ter um mecanismo de p2p para troca/discovery de mensagens. Funcionaria muito bem com um DHT para armazenamento descentralizado, que já traz um sistema de endereçamento para a mensagem ser encontrada independente do nó onde ela esteja. Se a entrega da mensagem for feita através de um sistema como TOR ou LN, onde ela encontra a melhor rota dentro da rede e é entregue na base do p2p, você consegue garantir privacidade ao local onde a mensagem está armazenada (sem doxxar o nó). Algo como o que a Veilid está fazendo, com um pouco menos de privacidade visto que é para a construção de uma rede social.

isso quando implementam né. a galera não entende que só de implementar direito já vai atrapalhar o trampo do reply guy.

hmmm, acho que não... eu tenho usado pelo menos 3 relays grandes em comum, e as mensagens estão sendo aceitas.

É estranho pq se a pessoa vê e responde, é pq baixou a mensagem de pelo menos um relay em comum. O problema é que as respostas não aparecem pra mim em um ou outro cliente (todos com os mesmos relays)

Então, é isso o que eu realmente queria evitar! (não estou me desfazendo dos seus relays, obrigado).

É que como nesse caso específico eu e o idsera usamos pelos menos 3 grandes relays em comum, o reply deveria chegar em todos os clientes.

Ter os relays em comum deveria ser suficiente. Na verdade ter ao menos um relay em comum, já deveria ser suficiente pq a questão da redundância de dados é um problema que ao meu ver tem que ser resolvido.

Por exemplo: eu ter relays em comum contigo, deveria garantir que eu e você consigamos trocar mensagens. Mas aparentemente tem alguma coisa estranha no meio do caminho...

Eu estava olhando e temos pelo menos 3 relays em comum:

wss://nos.lol/

wss://relay.damus.io/

wss://relay.primal.net/

Tanto o Amethyst, Nostrudel e Primal meus tem esses três relays, assim como a conta do nostr:npub1vxd0dfst8ljvwva2egrpc53ve8ru78v8aaxfpravchkexmfmmu3sqnrs50 tem esses três relays cadastrados também.

A última mensagem dele eu vi no primal, mas tive que ir buscar o link do blog no amethyst, pq nem primal nem nostrudel estão mostrando.

'Teoricamente' era para funcionar.

Eu estava olhando e temos pelo menos 3 relays em comum:

wss://nos.lol/

wss://relay.damus.io/

wss://relay.primal.net/

Tanto o Amethyst, Nostrudel e Primal tem esses três relays.

É muito estranho.

Obrigado!

Eu testei fazer o post por várias plataformas de posts longos, mas a que mais me agradou foi o highlighter.com. o blogstack não está funcionando e outras como yakihonne, flycat e habla.news ainda deixam a desejar muito na parte de formatação do artigo.

Sempre!

É o ponto forte e o calcanhar de aquiles do Nostr como base pra uma rede social.

Thay is a good tip using just one. I will try it just for testing. Probably damus is the most used one.

Minha tristeza atual com o Nostr é o pessoal responder aos meus posts e aparecer num client ou em outro.

No momento estou utilizando 3 clients diferentes. Por algum motivo do além, só encontrei uma resposta do nostr:npub1vxd0dfst8ljvwva2egrpc53ve8ru78v8aaxfpravchkexmfmmu3sqnrs50 no Amethyst, pq nem Primal e nem Nostrudel mostraram. E nem é uma resposta antiga.

Se alguém tiver uma luz, comenta aí plz.

IMO Veracrypt é muito pra trabalhar localmente. Pra subir pra nuvem, esse Cryptomator parece otimizar bastante o processo.

Eu não conhecia! Obrigado por compartilhar 😉 vou dar uma olhada com calma depois.

Sempre me pedem uma referência para iniciar na criptografia. Achei um material legal aqui: Cryptography 101, de um professor da universidade de waterloo

https://cryptography101.ca/

Pagers explosivos não estava no meu bingo para 2024