Isso é verdade. Nada tem valor intrínseco, é tudo baseado na demanda.

Se eu cavar um buraco em um dia, porque a diária de um escavador é R$ 200,00, isso não quer dizer que alguém vai adquirir esse meu trabalho.

O ouro tem uma função de ornamentação e propriedades físicoquímicas interessantes, isso ajuda a explicar a demanda por ele, mas não lhe confere valor automaticamente.

O Bitcoin oferece liberdade, autorresponsabilidade e propriedade genuína, isso ajuda a explicar porque estariam dispostos a pagar mais de 100 mil por ele, se ninguém valorizar isso, ele vai a R$ 0.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

É perfeitamente possível com a tecnologia atual um dinheiro sem valor. Apenas com fator de conversão. É um padrão. Dizemos que 1 Metro mede aquele tamanho por convenção. É a mesma coisa. Então, basta pegar um fator e aplicar a um cripto ativo e nunca mais mudar isso.

A partir daí, esse ativo passa a apenas converter valor verdadeiro. É lógico que em um determinado momento alguém terá a ideia de emprestar esse ativo por juros, mas isso é outra operação. Que é o que um agiota faz que se faz com papel moeda.

O problema é que o sistema fiat iniciou e impressão infinita. Coisa que um cripto ativo bem planejado não permitiria. E então fica tudo "resolvido". Digo resolvido entre aspas porque tem muita ponta solta pra se conseguir isso. Aí é problema para os cientista baterem cabeça

De antemão, sou contra cripto ativo minerado. Riqueza não deevriaser criada do nada (e a analogia com a energia é pobre e errada), além disso é uma quebra da estrutura da realidade.

Como resolver esse problema é outra questão, eu não sei. Novamente fica para os universitários

A escassez do BTC também não é a uma. boa solução.

Por valor verdadeiro, eu entendo como aquilo que faria você fazer alguma coisa pra obter. É comida pra quem tá com fome, é trabalho de um diarista pra quem quer colher algodão o seu algodão, é produto, é serviço.

Dinheiro não deve ter valor, e se ele tiver, não é dinheiro, é uma mercadoria, e se for olhar com calma, geralmente quando isso acontece este se torna um ativo especulativo, que corrompe o estado natural do mercado, que é o processo de trocar bens e serviços e produzir.

Portanto, o dinheiro precisa ser fungível, a transação precisa ser zero ou beirar o custo da transação, e o valor deve ser convencional. De forma que você poderá acumular ele, mas não pode haver escassez dele nem inflação. O dinheiro tem que representar o que existe na realidade como bens e serviços. (Aqui está o problema insolúvel que faz o dinheiro ideal não ser possível). Mas eu creio que dá pra chegar muito mais perto desse objetivo do que fez o BTC.

Interessante.

Acho que você poderia usar Nano (XNO}, já está no sua oferta completa e não tem taxas. Só que derrete valor. Por que será?

Cara, o básico da economia é a oferta e demanda e o dinheiro é afetado por isso como as mercadorias.

Ideal mesmo é quando eu acho que vamos prescindir do dinheiro vivendo na Nova Terra como coletores outra vez, como no Éden viveram nossos primeiros país.

SIm eu pensei na nano. Eu sei que o problema é praticamente insolúvel. E o BTC está longe de resolver. Em quase todos os aspectos que mencionei, a NANO é superior. Mas o problema é que ninguém quer um bem não especulativo. E aí fudeu. Eu já acho que quando o mundo ocidental cair, BTC não valerá nada, mas um pacote de arroz vai valer milhares de BTC