Bem pontuado. Mas creio que sobre os impostos seja exatamente por não ser algo divino, o dinheiro não é algo vindo de Deus diretamente, mas por usarmos e por ser tão bem distribuído, Deus permitiu ser essa nossa "demonstração de trabalho" digamos assim, por isso o dízimo em dinheiro. Mas também por pertencer ao homem, Jesus disse para "devolver" o que pertence ao mesmo.
Creio eu que Paulo não se refere a algo somente humano, as potestades são espirituais e, "[...] ***e as potestades que há foram ordenadas por Deus.***", sejam elas benignas ou malignas, sabemos que Deus as criou e as ordenou, lutar contra isso seria lutar contra as ordenanças de Deus como ele mesmo se refere logo a seguir; "***2 Por isso, quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.***".
E concordo completamente com você, financiamos para que crianças sejam tiradas de sua inocência e pureza e entregues à fornicação e abominações diante Deus. Este seria um ótimo motivo para um Cristão sonegar (?)
Quanto a diferença da pregação, creio que seja o mesmo que ocorre atualmente, os Fariseus e Escribas são como as denominações de hoje, seus líderes conhecem as Escrituras mas pregam outra coisa, por isso Jesus os chamou hipócritas. Salvo engano, os publicanos eram como os servidores públicos de hoje.