Livro "Softwar". Pag 40. Conteúdo valiosíssimo!
"O Bitcoin é uma prova incontestável de que a “prova de trabalho” funciona como um sistema de segurança cibernética. Bitcoin é uma tecnologia recursivamente valiosa que usa prova de trabalho para manter suas próprias informações seguras contra exploração sistêmica.
O Bitcoin, portanto, prova seu próprio mérito como um sistema de segurança cibernética, não exclusivamente um sistema monetário.
Além disso, o fato de o Bitcoin demonstrar que a prova de trabalho funciona como um protocolo de segurança cibernética o torna intrinsecamente valioso, o que por si só poderia explicar por que ganhou e manteve valor monetário. As pessoas têm muitas razões para querer manter suas informações seguras contra ataques cibernéticos, incluindo e especialmente suas informações financeiras, mas não estritamente limitadas às informações financeiras.
Faz todo o sentido que um sistema projetado para proteger fisicamente bits de informação funcione como um sistema monetário ideal, mas esse não seria seu único caso de uso possível, nem potencialmente seu principal caso de uso no futuro, já que bits de informações financeiras são apenas um tipo de informação que as pessoas gostariam de manter segura contra a exploração sistêmica.
O Bitcoin poderia, portanto, representar algo muito mais do que apenas uma nova arquitetura de sistema financeiro. Uma vez que descobrimos como manter financeiro pedaços de informação fisicamente seguros contra ataques, isso significa que descobrimos como mantertodos bits de informação fisicamente protegidos contra ataques.
Isso implicaria que o Bitcoin poderia representar um novo tipo especial de arquitetura de computação - uma nova maneira de os computadores enviarem bits de informação para frente e para trás no ciberespaço, uma maneira de confiança zero e fisicamente segura que não é vulnerável à exploração sistêmica e abuso como os existentes redes de computadores conectadas ao ciberespaço são.
O Bitcoin pode ter muito mais implicações de segurança estratégica nacional do que apenas um sistema monetário, e podemos ignorá-lo apenas pelo fato de que as pessoas não estão questionando suas presunções.
Poderíamos ser como os alquimistas do passado, olhando para esta nova mistura de pó preto e assumindo que é um remédio por nenhuma outra razão senão o fato de que seu criador pretendia que seu primeiro caso de uso fosse remédio, então eles o chamaram de remédio".