Global Feed Post Login
Replying to Avatar ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ

O Princípio da Não Agressão (PNA) estabelece um limite ético fundamental: não é legítimo iniciar o uso da força contra outro indivíduo ou contra sua propriedade. Trata-se do alicerce moral do pensamento libertário. Em um mercado verdadeiramente livre, todas as interações e trocas ocorrem de maneira voluntária. No entanto, o PNA representa apenas o mínimo ético — uma ética negativa. Ele determina apenas o que não se pode fazer, sem prescrever o que seria moralmente certo ou virtuoso. Em outras palavras, delimita o que é ilegítimo impor aos outros, mas não orienta sobre quais valores devem ser cultivados.

Sem um conteúdo ético positivo — isto é, sem valores como honra, responsabilidade, compaixão, respeito e fidelidade à verdade —, mesmo uma sociedade que respeite o PNA corre o risco de se desintegrar internamente.

O mercado pode ser livre, mas se a alma estiver escravizada pelos vícios, o colapso será apenas uma questão de tempo.

Avatar
novo 8mo ago

Para quem não sabe, inclusive, essa "seria" a diferença entre uma Organização pública e privada.

A privada pode fazer tudo o que não seja proibido, enquanto que as públicas só podem fazer o que está permitido por lei... mas aí vem o judiciaro brasileiro para mostrar que não é bem sssim 🤷‍♂️

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Avatar
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ 8mo ago

Judiciários brasileiro cospe em qualquer bom senso.

Thread collapsed