Cara, o quanto você já leu do assunto?

O princípio da ação humana de Mises é a base para todo o argumento Econômico Ancap e da Ética Libertária, que está intimamente interlaçados pelo:

Princípio da escassez, princípio da autonomia e a própria lógica argumentativa, que juntos geram a noção da propriedade privada como uma base Ética e econômica.

A escola austriaca também refutou o cálculo econômico de um modelo socialista, demonstrou os males da inflação e defendeu a formação de um sistema monetário independente do Estado.

Por favor... Se não leu nada disso volte à leitura, pois está se perdendo muito nas figuras e não está entendendo nada dos fundamentos.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

só aqui, são 1700 páginas. pode colocar mais umas dez ou quinze mil na conta, acho que só a coleção baderna tem umas duas mil. sobre liberalismo (aka Mises, Hayek etc), já li um tanto também. mas aí é outro assunto, rs.

https://libcom.org/article/anarchism-documentary-history-libertarian-ideas-volumes-1-2-3

Mas, se não percebe que está confundindo termos "libertário" e não percebe o quanto a Economia está entrelaçada com a Ética Libertária, ou não leu os autores centrais, ou não entendeu...

O próprio Bastiat, considerado um pré austríaco, foi quem fundamentou de forma inicial a base da crítica econômica e Ética contra o Estado, que a própria Escola Austríaca só veio a rever com clareza a partir de Rothbard e depois com o Hoppe.

Portanto, por mais que os nomes sejam os mesmos, as origens e as bases das idéias são totalmente diferentes.

Inclusive, foi Hoppe foi quem provou as bases da Ética Libertária originadas em Rothbard, e demonstrou a Ética Argumentativa (ou Ética de propriedade privada) como fundamentalmente objetivas, vindas das bases da propriedade privada (a escassez, a autonomia e a praxeologia) e da lógica argumentativa Habermasiana.

hoppe flertou com habermas? resume bem o coreto. em suma: economia é coisa de estadista, seja estadista de direita (liberal) ou estadista de esquerda (socialista). o resto é chamar urubu de meu louro. mas não escute um analfabeto que nem eu.

O Habermas foi professor do Hoppe e o Rothbard também.

O Hoppe era socialista antes de entender o que o Rothbard tava propondo e depois uniu o melhor de cada uma das teorias para criar a Ética Argumentativa.

Mas pelo visto você não sabe do que se trata e já tá voltando a criticar as aparências... Por favor, se aprofunde antes de tirar conclusões.

acabei de ler 750 páginas sobre habermas, camarada. não, obrigado.