Tecnologias Bluetooth são interessante, mas é muito vulnerável. Por mais que sejamos entusiastas da descentralização, não uma rede mesh bluetooth não se opera sem riscos severos à segurança.

nostr:nevent1qqsgm6ag6vq2s29vp7w3kk4yjgn7c3rs9jmhmmjn8g5cy7seutuqavspz4mhxue69uhhyetvv9ujuerpd46hxtnfduhsygpm7rrrljungc6q0tuh5hj7ue863q73qlheu4vywtzwhx42a7j9n5psgqqqqqqsxjvu8f

Talvez em um futuro próximo, quando essas tecnologias forem usadas com sinal de Tethering WiFi, coisas que Bitchat pretende fazer.

Rede mesh bluetooth seria apenas para emergências, uma catástrofe de proporções de deixar tudo offline. E ainda assim é arriscado não ter dispositivos preparados, porque os aplicativos de mesh bluetooth que tenho testado dependem que o primeiro acesso tenha internet. Não adiantaria sair distribuindo o apk para as pessoas se comunicarem em um cenário totalmente sem internet.

Para o Samiz ser funcional, pessoas próximas precisam usar todos os recursos habilitados (Samiz, Citrine e um client compatível) e dar suporte aos usuários offline. Eu não faria isso e nem recomendaria ninguém a fazer.

Sem falar que pode ser que exista as mesmas vulnerabilidades que há no bitchat, de permitir o ataque man-in-the-middle para atacantes assumir identidades.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.