Na minha cidade eu não pago pela coleta de lixo. Penso que deve estar inclusa no IPTU.
Eu acredito em uma descentralização de serviços gradual.
Então em um primeiro momento serviços básicos como coleta de lixo e saneamento básico seriam cobrados de todos.
Serviços não essenciais seriam rateados somente entre aqueles que apoiam a iniciativa.
Por exemplo: se os eleitores do partido vermelho apoiam a distribuição de absorventes para homens trans, por mim tudo bem, desde que seja rateado por eles. E nesse caso somente os homens trans do partido vermelho poderiam receber esses absorventes.
Se os eleitores do partido azul e partido verde apoiam as escolas cívico militares, o rateio desse custo seria realizado entre os cidadãos dos dois partidos. E somente os filhos desses eleitores teriam direito à matrícula nessa rede.
O problema seria em como fazer esse rateio. A única maneira que eu encontrei seria dividir a arrecadação dos impostos entre os partidos na proporção das eleições. Para isso o voto não poderia ser secreto.
Seria aplicada uma única alíquota de imposto para os cidadãos de todos os partidos. Os partidos que forem mais eficientes no gasto público devolveriam parte dos impostos pagos, aos seus eleitores, em forma de cashback.
Aqui na minha cidade, a separação da taxa do IPTU e do Lixo foi bem recente. Certamente um dia acontecerá na sua cidade.
Vc está querendo melhorar o sistema atual, acho muito difícil, eles querem é piorar mesmo. Quanto mais greve, melhor.
Thread collapsed
Acho esse seu sistema de "imposto por partido" impossível de acontecer. Algo mais simples de ser implementado seria poder escolher qual empresa estaria encarregada de prestar tal serviço. Assim abriria concorrência entre empresas. Digamos que na zona norte tal empresa irá prestar o serviço de coleta de lixo pois recebeu "mais votos", e na zona sul seria outra empresa, etc.
O mesmo valeria para empresas de transporte público, etc.
Thread collapsed
Para serviços como esse comuns para todos, a ideia seria manter da forma como está, com o partido que ganhou a prefeitura fazendo a licitação para as empresas da cidade.
Áreas como saúde, educação, segurança pública e transporte público já acho que são mais problemáticas e poderíamos ter uma divisão dessa.
O primeiro passo seria diluir o poder da união para os estados.
Depois de alguns anos, faríamos a diluição do poder dos estados para os municípios.
E assim vamos descentralizando o poder.
No final das contas vc vai escolher o seu lugar pra morar de acordo com os seus ideais.
Se vc gosta de mais poder estatal e assistencialismo vc vai buscar morar em determinado estado ou cidade.
Mas isso é algo que vai levar um tempo pra ser discutido.
Talvez para coleta de lixo não funcione, mas para um programa de bolsas de estudos pode funcionar.
Thread collapsed
Thread collapsed