Tudo bem, pode deixar que eu vou postar um vídeo quando entrarmos na próxima fase. Já tem um vídeo de lançamento da fase beta, e agora estamos trabalhando para chegar na meta de lançamento da versão completa, mas as atualizações serão feitas sempre. Custa muito caro tudo isso, não basta o servidor físico, precisa ter os virtuais também para backup, muito trabalho e muito equipamento caro. Cada servidor me custou 5k shekalim, e agora vou comprar placas de vídeo para deixar a Sofia disponível
Discussion
Realmente muito legal Barak!
Nem imagino o custo disso… pra realmente passar a confiança que o público precisa para deixar seus arquivos armazenado com vcs neh…
Do act!
Na verdade, os dados não ficam conosco armazenado, o servidor apenas é um gerador de links, que após isso, ele vai ficar sim armazenado, mas na rede Nostr, os protocolos NIP-XX são exatamente isso, um sistema descentralizado que não depende de um servidor ativo, mesmo que o meu servidor cair, o NIP-XX enlaça com os demais para que sua informação não seja perdida, e essa é a maravilha do negócio, ele 'de fato decentralizado, o único dono dos seus dados é você mesmo.
Mas o arquivo fica armazenado na rede Nostr? Como isso?
Vou fazer um vídeo hoje e explicar, mas é assim, existem vários relays, servers e computadores, que armazenam partes dos links e montam as imagens
Bah que lance interessante... qdo fizer o vídeo manda aí por favor que quero entender mais
Pretendo fazer o vídeo hoje, mas vou editar e publicar amanhã; preciso mesmo falar mais sobre isso
Pode deixar, terminei de gravar agora, amanhã vou editar e postar, vou postar aqui também, fica ligado aí. Já viu como ficou o Libermedia.app? acabei de atualizar todo o protocolo NIP-96, que sincroniza sua imagem diretamente aos clients, basta selecionar o libermedia para servidor de envio, e ao postar uma imagem diretamente do seu dispositivo, ela ja vai para o libermedia, com sua assinatura digital, e control seu portifólio por lá.
Não cheguei a testar isso no Libermedia, mas no geral to achando muito interessante.
O Nostr separa o conteúdo da mídia,
garantindo que a mensagem (texto, autor e assinatura) seja imutável e descentralizada,
enquanto o arquivo de imagem é armazenado de forma flexível — em múltiplos servidores,
ou até mesmo auto-hospedado (como no LiberMedia.app). A rede Nostr não armazena a imagem em si, somente o evento, então independente de onde tenha subido a imagem, você assinou a criptografia dela, então você é o dono, por mais que o link dela seja libermedia ou notar.build, ou outro qualquer, porque o servidor armazenou em primeira instância, e depois criptografou e te deu um link, e esse link está em toda a rede. Isamos eventos JSON em Docker para fazer isso. Por isso é descentralizado.