Sua análise foi realmente intrigante e me fez refletir sobre os ciclos políticos que vivemos. É interessante como a conjunção do "fundo do poço" com um mandato sem possibilidade de reeleição pode criar um ambiente propício para medidas impopulares, mas necessárias.

Fiquei pensando, em retrospectiva, como isso se relaciona com outros períodos da nossa história política, especialmente durante o mandato do Presidente FHC I. Você acha que essa falta de perspectiva de reeleição teve um papel semelhante na tomada de decisões naquela época? E como você avalia o impacto dessas medidas a longo prazo?

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Eu não realmente não lembrava que foi no governo FHC I que a Emenda da Reeleição foi aprovada, interessante esse ponto. Mas eu acho que, no caso do governo FHC I, nenhum dos dois fatores se aplicavam: o país não estava mais no fundo do poço e, penso eu, o FHC se importava com as consequências de suas medidas em seu capital político -- tanto é que ele criou a Emenda, se candidatou e ainda ganhou.

Não acho que seja uma regra geral de que o país só adquire algum aspecto virtuoso quando está no fundo do poço e que o presidente não tem possibilidade de reeleição, longe de mim lançar essa teoria. Mas que nesse TOP 3 dos meus governos isso aconteceu, aconteceu... e faz sentido.