Replying to Avatar 👑 Mises Dev

É, gostei do seu ponto. Depende de qual objetivo estamos falando, se for pro bitcoin virar base monetaria do mundo tal qual o dolar é hoje, ainda é inviável na minha visão, e oque falta é uma convergência de fatores, como a fé das pessoas ou pelo menos dos produtores no bitcoin, no conhecimento de suas características, o aumento da sua escalabilidade técnica e isso pode vir de N maneiras mas ainda não veio, mesmo a lightning não consegue atender ainda enfim, uma série de fatores que precisam e provavelmente irão convergir em um momento onde será quase impossível ignorar que o bitcoin é a solução ideal, presumo eu que em um ambiente de forte crise que está por vir nesta ou na próxima década.

Pense na convergência de fatores que tornou a internet viável, a criação de computadores, a comunicação por rádio, os campos da matemática que são a base da comunicação seja ela via fio ou rádio como por exemplo a transformada de Fourier e etc, em algum momento do século passado todos esses fatores convergiram para a criação da internet, e outra gama de fatores convergiram posteriormente para a sua adoção em massa, como a criação do próprio dinheiro "no pepal", a criação dos cartões de crédito, que tornou possível a compra de itens pela internet, as ideias para sua aplicação como a criação do navegador e então aplicações de navegador como Youtube, Facebook, Jogos etc.

Agora sobre o fato de que bastam que duas pessoas adotem o bitcoin como sua unidade de conta para o bitcoin cumprir seu propósito, achei um excelente ponto, deslocando o propósito de moeda universalmente aceita para esse que você colocou, então o bitcoin já cumpre o seu propósito mesmo, e nesse caso não há oque discutir sobre adoção, demanda etc. Visto que entre duas pessoas qualquer coisa que ambas considerem escassa pode ser adotada como unidade de conta e trocada considerando seu preço medido em outras coisas.

Como a unidade de conta global é o dolar, e tudo é precificado em dolar, você usar bitcoin como base monetaria somente entre você e outr pessoa para trocar por produtos pode ser uma coisa inútil, dado que terão de usar o preço do bitcoin em dólar para relacionar ao preços dos produtos em dólar e fazer suas trocar, nesse caso o bitcoin será somente um intermediador, somente um sistema de pagamento tal qual Swift, sem ativo embutido, só que seria pior doque o Swift por causa do tempo de transação e a variação volátil da sua precificacão em dólar.

Mas bitcoin É um intermediador, assim como o dólar. Por isso são moedas. Os dois tem a função de possibilitar/facilitar que a transação ocorra.

E falando isso que você afirmou no final, praticamente jogou no lixo a propriedade do bitcoin de não precisar de permissões, horário totalmente flexível, disponibilidade 99% do tempo desde a criação. Fora as soluções que estão por aí para acelerar o tempo de transação.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Sim, mas não quis dizer nesse sentido, quis dizer que funcionando como você colocou o bitcoin seria um intermediário do dolar e não um intermediário entre os produtos sendo trocados.

No cenário que você colocou, duas pessoas usam o bitcoin como sua unidade de conta, porém, não tem como precificar os produtos nessa unidade de conta entre essas pessoas, como isso ocorreria? Relacionando a escassez do bitcoin a escassez dos itens negociados? De qual forma? No meu entendimento, em um cenário assim a forma de precificar os produtos seria usando seus preços em dolar e o preço do bitcoin em dolar, visto que dolar é a unidade de conta que precifica todos os produtos. Por tanto o bitcoin nesse cenário especifico seria apenas um intermediário do dólar, só que acrescido de problemas como volatilidade, tempo de transação etc. Dessa perspectiva talvez as outras qualidades são aniquilados por essas duas inconveniências, dai é mais facil usar o dolar.

Então por isso que pra mim o bitcoin só faz sentido como sendo unidade de conta não entre duas pessoas, mas tal qual o dolar é hoje.