Replying to ENSA obsoleta

Eu não acho que vo'cê foi vitimista, por isso acho estranho que vo'cê diga que estou sendo por fazer exatamente como tu, reclamando de notas. Então terá que usar os mesmos critérios a si mesmo. E olha que não sou eu quem estou o acusando disso.

Vo'cê gosta de ressuscitar contendas. Eu ignorei a tua acusação na primeira resposta e vo'cê repete propositalmente.

Desculpe, mas eu me recuso a crer que vo'cê nunca descontou sua frustração por problemas com alguém em terceiros em conversas, seja nas redes sociais ou conversas presenciais. Se eu procurasse teu histórico de notas certamente não teria dificuldade para encontrar esse comportamento.

Se vo'cê gosta de aprender conversando, beleza. É teu método favorito de aprendizado. Agora eu gosto de aprender lendo, justamente porque acho que conversas não aprofundam, são superficiais ou, como disse lá, "rasas". E vou continuar lendo e estou fazendo isso, para tua informação. Quer ver uma auto refutação? Os artigos de blogs são escritos por quem? Acertou se pensou que pelos "profissionais", é, os mesmos que você diz que eu demonizo. Só porque eu disse que prefiro receber conhecimento deles de uma forma diferente das tuas preferências, eu sou uma pessoa sem caráter.

É engraçado vo'cê citar o Pamplona como fonte de autoridade e obediência cega. Então ouça-o e use NIP-05, ele recomenda seus ouvintes dedicados, dos quais vo'cê deseja que eu faça parte, a fazer e ele mesmo usa o NIP-05. O que é hilário é que vo'cê não curte muito o trabalho dele e vo'cê mesmo tem o ouvido seletivo para aconselhamentos recebido e só eu não tenho esse direito. Se eu não quero seguir um conselho que ouvi (sim, Terzi, eu ouvi), por isso sou ignorante. A questão é que eu não te acho ignorante, mas se vo'cê quer ser justo, aplique esse mesmo critério a ti mesmo e se for realmente uma pessoa honesta vai ter que admitir que não passa ao próprio crivo.

Links ridículos nada mais são do que proteção para olhinhos frágeis que doem profundamente quando vêem algoritmos de assinatura PGP em seu feed. São como sabonete e shampoo que as mães usam nos bebês, para os olhinhos não arderem durante o banho e evitar que a criança fique com trauma de fazer higiene pessoal quando for adulta. Com os links ridículos, as notas ficam limpinhas sem causar ardor visual e intelectual em olhos e mentes sensíveis. Desculpe por impor assinaturas opressoras antigamente. Porque é melhor ridicularizar links do que oprimir os olhos das pessoas.

[Assinatura PGP](https://www.verybin.com/?23b7ac16aa195efe#8aMOkv8Dk3EM0bCOgmG9R90BWvqqZ/d7A9dSeBtZjNc=)

No fundo somos todos iguais.

Reclamamos de notas e não somos vitimistas. temos "ouvidos seletivos" e não somos ignorantes e usamos linguagem depreciativa referindo à terceiros em algum aspecto e não somos sem caráter ou ingratos.

[Assinatura PGP](https://www.verybin.com/?6c40311bf88c12bd#NdsI6RxJBcVTCMv0IsX+5zpb3K6RiK8BUpc0nrn0+1E=)

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

"Ah então estás assumindo que depreciou alguém em específico!"

Não depreciei ninguém em específico, eu fui generalizado de verdade mesmo que vo'cê seia o guarda-costas virtual de alguém que pertence à esse grupo.

[Assinatura PGP](https://www.verybin.com/?abc503c8dfffad25#Yw7V6/FSUJHiUGaHbDmxccYCvZUbL1jxaz0H9IkSZ44=)

E, já que vo'cê é defensor de seus amigos, me admira vo'cê não defender alguns deles de suas próprias ruins suspeitas. Deve ser porque não considera a amizade de todos. Mas realmente sempre alguns são mais importantes e relevantes que outros mesmo.

[Assinatura PGP](https://www.verybin.com/?b2567fdcf3199d52#AXWts0ZPY8WdDyJAuQttixCWynesIfcSHf6dr+Bwub4=)

Quais "próprias suspeitas ruins"? Sempre defenderei *qualquer um* que eu perceba que esteja sendo injustiçado: já defendi publicamente Lucille e Poison, a saber.

E se um dia te acusarem de algo injustamente, também o defenderei. Tenha certeza disso.

Não é que alguns sejam "mais importantes do que outros". É questão de gratidão e por e conhecer o caráter há anos.

Sem mais.

Suspeitar de dolosidade sem oferecer presunção de inocência ou procurar entender.

Engraçado que não houve injustiça, só uma opinião sobre modo preferido de aprender.

Também comete injustiça quem usa de parcialidade.

[Assinatura PGP](https://www.verybin.com/?2585055b21c5604a#cPdgJ8nDj4MP/jUsuebk9qoHnwM+8gPvtWQXJC2avqY=)

Mas como já antes escrevi. Seja vo'cê e faça o que quiser. Não peço para vo'cê concordar comigo, quanto mais mudar de comportamento.

Continue sendo autêntico, Terzi.

[Assinatura PGP](https://www.verybin.com/?c63616ff7419b7a7#9rDJYJCjrcrFytWodDdEqc6VALoFxNDTjHCgR1hUkg8=)

Por favor, pare de escrever "vo'cê" com apóstrofe no meio. Estamos no século XXI.

Sim, autentico, doa a quem doer e incomode a quem incomodar. Só não tolero mau-caratismo (não estou me referindo a você, ok!?).

'Per'aí! Acha mesmo que vou mudar minhas palavras por causa d'ocê? 'Tá de brincadeira mesmo. Não 'tô 'ba'da tua autoridade.

[Assinatura PGP](https://www.verybin.com/?fdb4208442108f3f#qNrQXgSJ+OYj5HQsnv44BfeRFOdxkBea7w4gk8IBWPY=)

Claro que não. Você é cabeça dura e eu já percebi isso. Nunca foi minha intenção fazê-lo mudar. Eu apenas aponto o caminho, se você quiser continuar usando PGP para "assinar" suas notas duas vezes, se quiser continuar escrevendo como escrevíamos no século XVI, aí já é outra história.

Eu apenas gosto de evitar os outros a passarem vergonha.

Você sabe que estou zoando, né?

Enfim, já lhe ocorreu que a vergonha de um pode ser o orgulho de outros? Pois é, amiguinho...

[Assinatura PGP](https://www.verybin.com/?25b384a8b04de845#/0A8fWDjOVvLqY7CM7jPs3VSYRgAem5QqHq74P3xIy8=)

Orgulho? Jamais. Sou um aprendiz. Nada sei de origem, apenas repasso o que aprendo para aqueles que estão desprovidos de vaidade a fim de aprender, nada além.

Esse orgulho aqui é um mais nobre. Num sentido de realização. Por exemplo, sentir-se realizado por ter um amigo ou parente que se deu bem na vida.

[Assinatura PGP](https://www.verybin.com/?332386b0b56b6f3d#T2B5/06Owu22dmxpQReg43c2d89PRkds1N/F8ij/fsE=)

Chama-se "mudita" em Pali. É um sentimento nobre de alegrar-se com o sucesso dos que nos cercam.

Negativo. "Profissionais" (entre aspas) com respostas "rasas" etc." Não seja cínico! Você não apenas disse: "eu prefiro isso do que aquilo".

Eu sou justo. E você sabe perfeitamente que agrediu alguém que lhe AJUDOU de forma absolutamente mentirosa e injusta tentando me atacar.

Sem mais.

E sobre a amizade, mesmo que vo'cê pense que sou incapaz de ser grato a alguém, pelos bons tempos, sempre vou ser grato a vo'cê. Por isso relevo as tuas notas, não deixei de te seguir, não te ofendo e faço questão de dar detalhes para vo'cê não me entender mal, além disso procuro ser leal nas coisas que vo'cê confiou só a mim e oro por vo'cê.

Mas é isso, cara. Só seja vo'cê mesmo, autêntico, não mude nem sua perspectiva, comportamento e reações com relação mim ou qualquer pessoa, viva autenticamente. Se ser suave com alguém que escreve coisas confusas que vo'cê julga erradas te afasta de quem você é, não seja suave, continue pegando pesado e destrua. Não deixe ninguém te distanciar da tua essência verdadeira. Só vale a pena ser transformado por um e só por Ele mudar: só por Jesus mesmo.

Às vezes eu sou sarcástico também, mas é só na discussão de idéias e palavras. Não sou teu inimigo. Gosto de vo'cê, com as diferenças, exatamente como vo'cê é e percebo tuas qualidades e os bons argumentos que usa na maior parte do tempo. O que incomoda não é vo'cê estar certo sobre algo, isso é bom, mostrar onde estou errado (quando se aplica), mas a forma que você faz isso. Mas vo'cê está vivendo para agradar a Jesus, o importante é não incomodá-Lo ou desagradá-Lo, mas vo'cê é livre para isso também e Ele vai te amar do mesmo jeito e quem se importa com vo'cê, também.

[Assinatura PGP](https://www.verybin.com/?d0abd82dc9716a5c#7pKk6EsdtWjdlQtG1GE7aEVxLQzcZy/LiInpVtUcmLo=)

Que fique claro que o verbo depreciar está no contexto "supervalorizar o ensino de artigos escritos dos profissionais em detrimento de seu ensino (dos profissionais) por meio de conversas".

Também não digo que as respostas rápidas deles são ruins, mas que são rasas para quem tem sede de profundidade de comercimento. Isso não significa que eles sejam incapazes de oferecer isso, mas que eles fariam melhor por artigos e documentos técnicos, e geralmente eles já tem algo pronto ou indicam conteúdo.

Sinceramente, eu mandaria alguém que quer saber minúcias parar de ter preguiça e começasse a ler a documentação em vez de ficar me perguntando. Em outros contextos é assim, já levei respostas semelhantes de pastores, no campo de conhecimento bíblico.

[Assinatura PGP](https://www.verybin.com/?601226ab53d3a9f2#ISv40GiA+bIe6J10odgxsmqMyGAOBC8QCeNpl8gYHyE=)