Quero a opinião de você sobre algumas questões do app de compra e venda de bitcoin no Nostr, qual a melhor opção?:

1 - Adicionar no app meios de pagamento como pagseguro e definir uma estrutura de "plugins" de meios de cobrança onde o usuário vendedor apenas coloca a sua chave de API e as coisas são feitas meio que automativamente, no sentido de que alguém pode clicar na ordem de venda dele e paguar com qualquer banco ou cartão de crédito etc, dai o vendedor recebe o pagamento e envia os sats. O vendedor poderia uitiliza plugins de pagamento do pagseguro, picpay etc, algo parecido com oque é feito no wordpress.

2 - Não adicionar nenhum método de cobrança, apenas um chat com o vendedor, onde você clica na ordem de venda e abre um chat com o vendedor para definir meio de pagamento etc, oque dá muito mais liberdade, porém menos segurança no quesito de golpes etc.

3 - Criar um mecanismo de scrow, uma carteira global do app, onde você transfere bitcoin e tem seu saldo em uma carteira virtual do app, assim você consegue transferir entre usuários sem taxas e sem registros, apenas a taxa de rede do bitcoin seria paga quando for sacar ou depositar. Quando for vender, o valor fica retido até o pagamento ser confirmado por ambas as partes. Assim as duas partes podem negociar e resolver o pagamento por meio de chat etc de forma muito similar ao que a Bisq faz, porém não existiria registro da transação bitcoin de uma pessoa para outra, apenas os registros de saque na blockchain da carteira global do app para a carteira do usuário.

Se tiver outra idéia também comente, estou testando e pesquisando diferentes formas de resolver o problema, o item #3 é o melhor do ponto de vista de uso e resolve vários problemas incluindo a taxa de rede. Lembre-se todos os tipos de carteira dentro do app embora seguras, devem ser tratadas como hot wallet, onde você compra e saca seu bitcoin para uma coldwallet.

Atualmente o app tem apenas uma carteira bitcoin, onde as transações são feitas diretamente na rede bitcoin em si.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Não entendo muito desse assunto, mas você conhece essa corretora P2P no Nostr?

https://bitcoinnews.com/adoption/mostro-a-p2p-decentralized-exchange-nostr/

Eu acompanho esse projeto no Github, mas compartilharam comigo somente depois que já está a avançada do meu projeto, então vou finalizá-lo.

E devem existir vários, não somente um.

Pode mandar o github do teu projeto?

Acho que já achei.

É o Emptio P2P, né?

Vou adicionar à minha lista

É isso ai mesmo!

Tem um vídeo que publiquei aqui também de como está ficando o app.

Vou colocar o link do Github aqui para que outros vejam também:

https://github.com/misesdev/emptio

Tem um tutorial do Ancapsu que ele apresenta um sistema parecido com sua proposta numero 3, realmente a ideia é boa mas é trabalhoso desenvolver algo assim.

Acredito que o 2 é inviável, com a inteligencia artificial na area boa parte dos usuarios serão maquinas mal intecionadas.

Acho que a opção 1 é boa também... talvez em algum deixar disponivel pra quem estiver embarcando nesse mundo decentralizado. (digo, talvez uma feature que habilite a opcao 1 posteriormente)

Talvez seja uma boa, porém tenho uma certa resistência, gostaria que fosse uma ferramenta nem nenhum nível de centralização sabe..

Tipo, a carteira Bitcoin naturalmente vai usar mempool, mas você poderá configurar para apontar para um node seu ou coisa do tipo..

Talvez seja uma boa mesmo fornecer as duas formas.

Não sei nada da parte de desenvolvimento, mas minha opinião como usuário seria a opção #3 que achei parecida com Robosats.

Acho que não precisa reinventar a roda, já existe o Robosats e o https://mostro.network/

Em que o seu projeto seria diferente?

Você gostaria que existisse apenas um banco? Ou apenas uma corretora? Ou apenas um comércio? Etc..

Esse não é um caso que dá pra fazer a analogia e reinventar a roda, peloenos ao meu ver, eu prefiro que existam inúmeras iniciativas no mesmo sentido.

E nesse caso é pior doque o exemplo que mensionei, sobre ter apenas um comércio etc..

Lembra que os devs da samurai foram detidos etc, não é minimamente razoável que existam várias samurai wallet da vida, em vários países diferentes com devs diferentes mantendo etc?

Forks dela sim, fazer uma nova carteira com as mesmas funções de uma existente, me parece meio perda de tempo.

Discordo plenamente, se esse fosse o pensamento dominante, não existiria a diversidade em linguagens de programação, todos os apps seriam feitos na mesma tecnologia, porque dependendo da perspectiva, todas as linguagens meio que fazem a mesma coisa, lógico que existem diferenças, mas é a mesma coisa do meu app, feito em outra tecnologia, tentando resolver o problema de compra e venda de Bitcoin de outras formas, experimentando outras técnicas etc..

Acho um pensamento meio limitante pensar que você nunca deve implementar algo porque já existe.

Sim, você pode experimentar fazer, só acho que seria mais interessante melhorar um projeto existente do que recriar tudo novamente. Mas foi só uma sugestão.

Só se a iniciativa tiver algum diferencial em relação aos existentes. O melhor seria contribuir para algum projeto que já exista.

Essa é minha visão.

O principal eu não mensionei kkk

Começei a fazer esse projeto, não sabia da existem do mostro, eu escrevi um paper e publiquei no discord no ano passado discutindo sobre a possibilidade de utilizar nostr + bitcoin + tor para criar isso e etc. Não existia, ao menos até onde eu sabia, iniciativas nesse sentido. Então resolvi desenvolver, começei, então encontrei muitos problemas que inexistencia de infra ou bibliotécas para tal implementação, dai fui fazendo do zero. Então há pouco tempo atrás, acho que uns 2 meses atrás chegou ao meu conhecimento que existe o Mostro etc. Acha que eu deveria então largar? kkkk

Existem muitas diferenças entre o mostro e o app que estou fazendo, uma delas é que não quero utilizar lightning, apenas onchain ou soluções diferentes da lightinig, pois daria muito trabalho e teria que rodar um nó etc, seria um puta BO pra implementar e tudo mais.

Mas enfim, mesmo se estivesse em circunstâcias diferentes a minha opnião é que devem existir inúmeras iniciativas nesse sentido, diferentes ou não.