Replying to Avatar Dante

Na invenção, é sempre importante ter um registro documental antecipado para que ninguém tente quebrar acordos alegando ser o real inventor, mas também produzir sob sigilo, de preferência com contrato de confidencialidade com a industria e todos os funcionarios que tiverem acesso ao produto prévio.

O ganho que quem lança a invenção tem é justamente se tornar um monopólio natural, ou seja, sendo um pioneiro, mas não é correto manter esse monopólio pela lei e pelo Estado, uma vez que é feito de forma coercitiva, já que pessoas que não participaram de nenhum acordo prévio acabam sendo impedidas de produzir igual, ou mesmo similar, com os meios delas.

Portanto, a forma mais eficiente e ética de se manter um monopólio natural é tendo produtos cada vez melhores e/ou mais variados, mais reconhecidos e com acordos contratuais éticos que o beneficiem.

Caso contrário, como é hoje, com patentes caríssimas e outros subterfúgios, somente grandes industrias acabam tendo monopólio sobre os produtos delas e o pobre que copia, ou faz similar, acaba tendo alto risco de se prejudicar.

Fora que esses direitos autorais e outras formas de monopolio são o que prpduz p corporativismo, destroi o mercado e a qualidade de muitos produtos, uma vez que sem concorrência, e com a total fatia do mercado, as empresas começam a piorar e/ou encarecer os produtos, e a população acaba sem outra opção. No caso das farmacêuticas, por exemplo, elas criam substâncias totalmente artificiais ao invés de usar as naturais para terem monopólio do produto, mesmo que prejudique os consumidores.

é preciso separar a discussão de PI industrial e PI artistica.

Arte não tem o mesmo problema. O musico sabe fazer shows, e pode comecar pequeno. Nesse caso a PI proteje só a distribuição, não a criação ou execução, que são baratas. Sem o conceito de direitos autorais, musicos fariam shows, o que já é a principal fonte de renda deles. Gravadoras se foderiam, mas isso é claramente um plus, que morram todas.

O cineasta sabe criar filmes, mas é mais dificil retirar a PI pois a distribuição é o core do negocio e a criação é cara. Como o cineasta ganharia $$$? Uma resposta seria tacar o foda-se, e assumir que gastamos muita energia e $$ com filmes e queremos ver hollywood se f.. e só sobrarem filmes BEM mais baratos que se paguem sem direitos autorais, só com merchandising e vendas por conveniencia: baixe o filme, barato, do site do produtor, porque é qualidade garantida e download rapido, melhor que copia de webcam chinesa via torrent. Ou vá no cinema da associacao de produtores porque é ótimo, mesmo sendo mais caro. Não sei se há outra resposta. É bem possivel que um mundo onde o filme mais caro do ano custou US$ 1 milhão seja um mundo mais saudável.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.