Percebo que tenho agido muito em termos de olhar para coisas ruins e desagradáveis na sociedade e no mundo, e acho que também tenho dado relevância para esse ponto nos outros, mas não estou dando passos a diante para apontar e criar soluções maiores neles...

Hoje, apontei que o clima quente e uma alta concentração populacional podem ser fatores para a uma sociedade ter mais dificuldade para se desenvolver economicamente e intelectualmente, apontei problemas, mas não pensei em termos de como reduzir as causas e os efeitos. Ou seja, acaba se tornando um ciclo desnecessário de reclamação que não leva a lugar nenhum.

Mas, no geral, acabo dando muita atenção à políticos, à certos influencers e à pautas que não fazem parte da minha esfera de ação mudar... E certos memes talvez só alimentem o descontentamento e até aumentem as discrepâncias, ao invés realmente servirem como humor ou uma mudança positiva de perspectiva.

Acho que parte desse sintoma global de ansiedade, pressa e descontentamento que vivemos hoje. Há muita informação, mas poucas soluções sendo desenvolvidas.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Muita informação, mas quse nunca informação = conhecimento

Principalmente conhecimento praticável.

Alguns conhecimentos não se encaixam com as necessidades e o contexto individual, precisam ser adaptados.

Não tem jeito… a pessoa acaba se tornando aquilo que consome.

Eu me policio, pq isso altera demais nossa energia.

Tô de saco cheio de gente negativa e que sempre só vê o pior em tudo. Não quero isso pra mim.

Eu não consigo mudar o mundo, mas com pouco ou muito esforço sigo o caminho de mudar a mim mesma.

Verdade. Vou tentar voltar com alguns hábitos para reforçar uma visão mais otimista das coisas.

Falta encontros fisicos de pessoas como nós aqui do nostr. Online estamos isolados e impotentes, unidos invenciveis.

Falta um território libertário kk

A forma que você encara a realidade influencia como você lida com o mundo e na sua forma de pensar, por isso eu sempre prefiro olhar as coisas de uma maneira positiva e partir da solução, não do problema.

Eu, pessoalmente, creio que a política é um problema.

Ainda assim vejo ela ser propagada em todos os cantos, até mesmo aqui no Nostr, ainda que com intenção crítica, se tornamdo frequentemente uma ruminação problemas sem solução direta...

Nenhum de nós pode impedir os polticos de aumentar impostos, aumentar as burocracias e de causar guerras, por exemplo. São coisas que estão fora da nossa esfera de ação individual.

Política é guerra por outros meios. Usar o nostr já é uma solução para isso

Sim, o Nostr e o Bitcoin já amenizam isso em boa parte, mas no sentido da blindagem monetária e de informação, não sendo meios diretamente excludentes ao Estado.

Quase todos continuam pagando impostos nos produtos e em diversas outras áreas, e sofrendo por burocracias e riscos até de vida, decorrentes das distorções estatais...

Mas se tivéssemos livres do Estado, pelo menos mentalmente, sem um 'triplex' alugado na cabeça, não precisariamos nos irritar tanto a ponto de falar continuamente dele, pelo menos não sem propor e criar novas saídas...

Usavamos esse formato de conteúdo de críticas antes, nas redes centralizadas, para mostrar para os não-libertários e os problemas do Estado, mas aqui no Nostr é praticamente só libertário, todos já estão convencidos de que o Estado é destrutivo, só não estamos, na vasta maioria, construindo algo além.

Se as pessoas adotarem mais o Bitcoin o mercado cinza cresce cada vez mais

Acho que são coisas diferentes, apesar de terem pontos em comum...

O mercado cinza não cresce só com o Bitcoin, precisa de iniciativas à parte, tipo os projetos de cidades bitcoin que estão se desenvolvendo no Brasil e no mundo, que tem ênfase em realmente usar e aceitar o Bitcoin como meio de troca cotidiano.

Sim, mas já reclamar dessas coisas já não acho tão ruim, deve-se ter um cuidado para não ficar muito tempo de olho nisso para não se ficar amargurado e reclamão, mas reclamar um pouco às vezes é bom pra não endoidar.