Galera, alguém me ajuda pra ver se eu não estou louco:

Habilitar 2FA com um autenticador em um e-mail Proton limpo de KYC (i.e: criado sem verificação e acessado via TOR), "contamina" a conta com KYC, já que a conta vai estar vinculada com o app autenticador que, de alguma forma, possui KYC.

Estou correto?

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Você pode usar um autenticar sem vincular seu número de celular KYC. Tem o andOTP, por exemplo. Porém mesmo se você usar um com KYC, isso não comprometerá a sua privacidade, pois você pode colocar qualquer coisa no nome.

Em vez de identificar o código temporário como Proton, você pode colocar que ele é qualquer outro nome, faço isso sempre.

Dúvidas:

Imagine que o Governo, em uma situação distópica, queira me identificar. Ele encaminha uma carta rogatória à Suiça, que acata e exige da Proton os dados da minha conta. Nesse contexto:

1) Usar esse autenticador, o andOTP, não expõe de certa forma o IP ou alguma forma de identificar o meu aparelho e, consequentemente, quem eu sou? Teoricamente, de posse do IP, o meu ISP, sob a jurisdição brasileiro, concederá de pronto os meus dados.

2) O mesmo não aconteceria com um 2FA convencional, com KYC, de forma ainda mais fácil -- pois eu liguei a minha conta do Proton à uma conta do Google, da Microsoft, da Oracle, etc? Teoricamente, o governo pode solicitar os meus dados ao proprietário do autenticador.

O andOPT você pode rodá-lo offline se quiser, ele não precisa ficar conectado na internet, então se quiser ser hardcore e minimizar os riscos, imaginando que você é um grande alvo, acho que pode baixar o app e rodar ele offline. Mas eu não teria essa preocupação se usasse um 2FA FOSS, só me preocuparia se estivesse usando o Authy ou outro centralizado como Google Autenticador, etc.

Se o governo conseguir com que a Protonmail entregue seus dados, você ainda sim, pode estar a salvo se tiver usado para acesso pelo TOR.

Quanto à questão 2, não necessariamente, pois o PROTON Mail gera um código para o autenticador, mas o autenticador não tem como saber qual serviço ele é, ele só fica sabendo, pois você digita ou então o nome vem no QR CODE de cadastro. Você poderia pegar a chave de cadastro do OTP do PM e colocar um nome qualquer que não identifique que é do PROTONMAIL, por exemplo. Eu sempre faço isso, nunca nomeio meus 2FAs com o nome certo para dificultar ainda mais.

Se preocupar com o OTP é o menor dos problemas, por ser muito difícil o governo chegar nele. É mais fácil a PM desativar o seu segundo fator de autenticação a mando da máfia, do que o governo tentar chegar no seu 2FA. Só se você for um alvo muito grande do serviço de inteligência e eles tentem te hackear sem o auxílio da Proton, por exemplo.

Você pode usar o app da Yubikey para gerar os códigos usando a autenticação pelo dispositivo físico + senha no app, isso aumenta a segurança, pois seriam muitas barreiras para se quebrar.

___

O que eu faria se fosse você:

1 – Criaria uma conta no Protonmail usando o TOR;

2 - Não vincularia nenhum celular na conta;

3 - Usaria uma Yubikey ou app de OTP FOSS;

4 - Só acessaria esse e-mail pela rede TOR, jamais fora dela;

5 - Usaria só e-mails temporários para não deixar rastro (por mais que seja criptografado), pois isso diminuiria meu risco caso alguma agência de inteligência descobrisse minha senha e OTP, nunca se sabe;

Dependendo do que for fazer, se for muito secreto, pode também criptografar o texto dos e-mails em serviços externos que só você e a outra parte que se comunica tem a chave para descriptografar.

Muita coisa a gente acaba guardando desnecessariamente, o que aumenta nossa exposição ao risco. Se me permite, gostaria de indicar um ótimo vídeo da Naomi que fala dessa questão de usar mensagens e e-mails que desaparecem, o canal dela é muito bom: https://odysee.com/@NaomiBrockwell:4/disappearing-messages:5

Obrigado pela indicação de vídeo, Tom. Vou assistí-lo agora mesmo!

Mas, percebendo que tu lidas com e-mails de forma mais avançada do que o paradigma Web 2.0 torna conveniente, imagino que talvez possas me ajudar, indicando algum direcionamento, em uma dúvida antiga que tenho e que continua ainda sem resposta. Fiz uma nota há um tempo aqui, mas ninguém respondeu. Se puderes/quiseres contribuir lá, seria ótimo, a nota está abaixo:

nostr:note1cywfgawmj4zy0kpskkr80e22ken250fap9kyxzlm34t9swq03s3smvlm2d

Pode usar também uma Yubikey se quiser ainda mais segurança.