Capitalismo não seria o Livre Mercado? Ao menos, na definição do senso comum?

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

De quem tem bom senso, sim.

Na cabeça de esquerdista e "anarquista", não.

"Anarquistas", se você usar a definição comum ou antiga, são pessoas que defendem o fim da Propriedade Privada e o Estado.

São "Anarcocomunistas/Anarco-socialistas".

Não sei se o M4dire0701 é, mas parece ser anarcocapitalista, apenas está trocando "Capitalismo" por "Livre Mercado", que, no senso comum, seria a mesma coisa, o sistema de trocas voluntárias e Propriedade Privada.

Não é exatamente a mesma coisa, mas são praticamente sinonimos.

Capitalismo é o sistema de troca de bens de capital financeiro.

Livre mercado é a não intervenção do Estado, ou de outro agente coercitivo, nas trocas.

Se essas são as definições corretas, logo, o termo correto seria "Anarcocapitalistas de Livre Mercado".

Visto que "Anarquia" em grego, significa "Ausência de Governo" no sentido estatal, apesar de que os socialistas libertários usam.

Sim, foi se tornando redundante porque sempre foram tentando avacalhar os termos, então foram se tornando específicos.

Anarcocapitalismo se for observar no geral soa redundante por si só, pois se não há regulação, ja haveria a possibilidade de fazer trocas financeiras...

Só que os termos compostos foram passando a ter significados próprios. Nos EUA, por exemplo, muitos se dizem como paleo libertários para se diferenciar dos outros libertários minarquistas ou progressistas, como o Jeffrey Tucker e seus seguidores.

Atualmente, o melhor termo seria "Libertário", porém, até em certa minoria, os anarquistas (Anarcocomunistas/Anarco-socialistas) se chamam de "Libertários".

O que resta, é aproveitar o senso comum e passar a mensagem corretamente.

Se a pessoa entender que você defende o Livre-Mercado e ausência de Governo, tanto faz se precisar falar "Ultra-liberal", "Anarcocapitalista", "Libertário", se foi comunicado é o que importa.