O primeiro-ministro esquerdista do Reino Unido, Keir Starmer, que prende opositores políticos por memes e posts nas redes sociais em seu país, questionou o ditador chinês Xi Jinping sobre direitos humanos e Taiwan em sua primeira reunião do G20 no Rio de Janeiro.
“Estamos preocupados com os relatos sobre a deterioração da saúde de Jimmy Lai”, referindo-se ao ex-magnata da mídia de Hong Kong e defensor da democracia, acusado de sedição e conluio sob uma lei de segurança imposta por Pequim. Seu julgamento será retomado nesta quarta-feira, 20 de novembro, e Jimmy Lai, 76 anos, deve testemunhar pela primeira vez.
Os questionamentos de Starmer causou mal-estar no regime chinês, seguranças do ditador expulsaram os jornalistas da sala e impediram de ouvir e ver a reação de Xi.
Quais poderes têm os "oficiais" chineses do regime para "ordenar que jornalistas britânicos saiam da sala" no Brasil onde o Primeiro-Ministro britânico está falando? Essa cena diz tudo sobre o Brasil de Lula e a China de Xi.

Source: x.com/karinamichelin/status/1858640106485170218