Caveirão e Loreninha tiveram um debate de alto nivel intelectual sobre Bitcoin hoje no chat do Amethyst. O que vocês acham? Achei interessante esse tema, é sobre "Usar Bitcoin como meio de troca, vale a pena ou não? E a volatilidade?".

De um lado a Mucilon dizendo que o Bitcoin está sujeito a Regressão a Média, que apesar dos Day Traders influenciarem muito no preço, e causando essa especulação desnecessária, a solução seria variar os preços nos produtos de acordo com a demanda, assim como é feito em hotéis, passagens aéreas, e assim o preço "original e real" do Bitcoin ficaria cada vez mais estável naturalmente.

Do outro lado, o Decentralize falando "Porra, mas com essa volatilidade do caralho é foda, não existe comércio de Bitcoin, tu acha que a Volkswagen vai comprar por 200 mil e vender por 40 mil essa merda? Quem tu pensa que é?" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Tô brincando, ele só falou assim no começo, depois entrou no modo sério, mas foi isso, ele acha que comércio, usar Bitcoin como moeda de troca não dá certo, a Lorena até disse que concordaria se ele falasse que seria mais vantajoso um vendedor aceitar Bitcoin do que comprar usando, enfim, quem quiser e tiver oportunidade de ver essa discussão sensacional, veja. Mas os pontos principais são esses. O que vocês acham?

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Não acompanhei o debate todo, mas só o final. O Bitcoin não precisa de lastro, ele acabará após as 21 milhões unidades serem mineradas e isto é garantido.

O Bitcoin já pode ser usado como moeda de troca por serviços ou o contrário, existem sites que pagam em Bitcoin pelo seu serviço e pessoas que vendem produtos em Bitcoin (Isto tem em El Salvador.) Eu também já vi o cara pagando um café com Satoshis através da Lightning e como esperado, foi instantâneo.

Daqui muitos anos, as moedas fiats vão colapsar (Veja a base monetária global) e quando isto acontecer, o Bitcoin valerá mais do que todas elas. Após isto, eu acabo de elaborar à idéia que ele será cotado em outras reservas de valor como Ouro sendo a principal delas. Talvez até dólares sintéticos. Ou com à base do sistema ficaria com trocas voluntárias que as pessoas decidem quanto cobrar ou vender igual hoje em dia, porém com moeda de verdade e nenhuma inflação determinando seus preços ou pressão de uma entidade central da qual pode determinar à inflação ou diluir mais o seu valor ou tributar. Um Bitcoin valerá sempre um Bitcoin, o que indica que ele só se vale dele mesmo. Ele também poderá ser lastreados em itens que poderam ser "extintos" (legalmente) como a carne vermelha, gasolina, imóveis sem função social e sal ou açúcar. (Não estou me contradizendo com o começo em relação ao lastro, pois isto seria uma cotação de que ele precisa de algo para poder ser precificado, como é feito com o dólar hoje.) Porém, o seu valor é somente seu. Independente de cotação. Mesmo que não haja dólar, haverá outra coisa, e mesmo que não haja nada, o limite de 21 milhões irá continuar. E a única coisa volátil seria o valor do Bitcoin, não as coisas que ele pode pagar.

Estas são minhas três hipóteses.

Seria uma boa discussão de se assistir em um domingo no churrascão da família.

Sim, certeza