Teoria: A Falsificação Por IA, A Nossa Derrota

Enquanto devaneava no meu banho rotineiro, me deparei com algo assustador. Cheguei a uma conclusão que me deixou com certo medo de me expor em qualquer lugar. Quando olhamos para o avanço da IA, nos assustamos: imitação de voz com perfeição com poucas horas (ou minutos) de treino com áudios pouco densos; geração de imagem realista com precisão absurda;imitação de comportamentos humanos a níveis altíssimos (beirando a passagem pelo Teste de Turing, ou passando); e, por fim,vídeo. SIM, VÍDEO. Como todos sabem, é absurdo o quanto a IA está avançando, e isso parece lindo à primeira vista para entusiastas como eu — até se deparar com o óbvio .Como vamos diferenciar a IA (falso) do humano (real)? Como não cair nos golpes que uma IA avançada pode fazer? E eu lhes digo: não tem como. Não há como escapar. Mas você pode pensar: "Ele está louco." E lhes provarei que não estou.

Começando no seguinte cenário: golpe. Pense na pessoa que tem um WhatsApp com backup ativo e o mesmo é clonado. Porém, seu atacante não é qualquer um — ele quer o melhor. Logo, ele vai usar de tudo ali para se passar pela pessoa .Uma base de dados de maneiras como fala em áudio sendo usada para treinar a IA de voz; uma base de fotos para clonar generativamente sua feição; outra IA para simular seus trejeitos em mensagens; e, por fim, uma IA para simular seus trejeitos em texto.

Dado o cenário, não há como diferenciar o real do não real. Terá foto, vídeo, áudio, texto e até ligação, se você quiser — usando programas de mudança de voz em tempo real (já disponíveis na internet, de fácil acesso a qualquer um).Você ainda me chamaria de louco se estivesse neste cenário? Pois é, tudo isso é possível hoje, sem experiência alguma em programação. Qualquer um com tempo livre e um pouco de capital pode fazer isso (se é que já não estão fazendo).

Esse texto é mais um alerta — não algo que tenha uma solução — mas um alerta deste problema que provavelmente assombrará a surfweb e a política nos próximos anos, ou meses. Como disse, não trago solução, mas uma dica: não se exponha. Sem seus dados, não tem como lhe clonar.E não confie em ninguém na internet — todos podem ser IA (se é que a maioria já não é).

Boa sorte a todos. Eu me manterei anônimo, e este local onde lhes escrevo será a única base de dados que eles terão acesso minha, Mas já saibam de antemão: a internet já não é mais nossa.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.