sim, mas este cenário hipotético e meio "apocalíptico", é quando a hiperinflação atingir o dólar. Aí, nem o dólar será uma salvação para os cidadãos.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Mas você não acha que antes do dólar morrer, todas as outras moedas fiat morreriam antes? Primeiro teria que acontecer a total dolarização do mundo né? para irmos para um padrão ouro.

Se a moeda de um país morre e o governo inventa de criar outra lastreada em ouro ou sei lá o que, a população dificilmente iria confiar, pois a população se perguntaria: Se confiamos neles e fizeram isso de matar a moeda, porque manteriam o lastro nessa nova moeda? Mas o caso do Zimbábue vai ser ótimo para ver como a população irá reagir, o que a população irá adotar no final, dólar ou a moeda lastreada em ouro deles.

Mas é aquela questão: O governo tem o poder de proibir o dólar lá e de cobrar impostos na moeda deles.

É claro que o dólar será a última a entrar em hiperinflação. Mas as pequenas dificilmente irão morrer, um bom exemplo é bolivar, apesar de duas decadas de hiperinflação, continha viva.

Possivelmente vai acontecer algo similar ao que aconteceu no Brasil na década de 90, antes do plano real, onde houve várias moedas. Uma moeda morre, criam de imediato outra moeda.

Onde as populações compram tudo que tem valor, ninguém quer ter moeda FIAT. Nesses momentos ninguém confia no governo, só que não existem alternativas.

Mas como o governo mudam, essa mudança dá esperança, a população acaba por acreditar, dar uma segunda oportunidade, a longo prazo vão volta a desiludir-se. Mas a curto prazo, se tudo correr bem, o lastro ao ouro, pode travar a sangria do moeda.