Os EUA estão finalmente deixando de ser o otário da feira global.

Durante décadas, países como Canadá e membros da União Europeia sugaram as vantagens dos acordos comerciais enquanto mantinham barreiras escondidas contra produtos americanos. Trump, diferente dos presidentes frouxos que vieram antes, decidiu virar a mesa, e isso incluiu tarifas.

Claro que isso tem um preço. A indústria de bourbon do Kentucky, por exemplo, levou um baque com as retaliações da UE e do Canadá. Mas isso é dor de curto prazo pra corrigir décadas de abuso. O jogo é maior: Trump conseguiu acordos que forçam a Europa a comprar US$750 bilhões em energia americana. E mais: obrigou os “aliados” a parar de manipular o mercado contra os produtos dos EUA.

A alternativa? Continuar apanhando calado enquanto outros países enchem o cu de dólar às custas do trabalhador americano.

Sob Biden, o que aconteceu? Bourbon exportado despencou 20%. Tudo por causa de acordos molengas com a UE que não defendem os interesses dos EUA.

Donald Trump não tá brincando de diplomacia. Ele tá jogando duro pra garantir termos justos. O tempo da submissão já passou.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.