Com o hash rate sem sinais de abrandamento a dificuldade vai seguir a tendencia.
Será de esperar também aumento de taxas ?
Com o hash rate sem sinais de abrandamento a dificuldade vai seguir a tendencia.
Será de esperar também aumento de taxas ?
É claro que a tendência é de subida, mas o que impressiona é o tamanho da subida, mais 6% em duas semanas é imenso. Eu suspeito que estes grandes aumentos, deve-se essencialmente à mineração do Texas.
O Texas ao utilizar o POW para estabilizar a rede elétrica, essa instabilidade é canalizada para o POW. Basta existir uma onda de calor ou frio tem um impacto tremendo na hashrate.
Esta época do ano do hemisfério norte, de temperatura amena, onde a população gasta pouco energia para o aquecimento ou no arrefecimento, favorece as mineradoras que trabalham a todo a vapor.
Mas o inverno está a chegar, o ritmo de subida certamente vai abrandar, vai ser sobretudo de novas maquinas a serem ligadas.
O atual hashrate está muito suscetível ao Texas, criar muita instabilidade. Será necessário existir vários projetos semelhante mas em geografias diferentes e em hemisférios diferentes, para voltar a ter uma hashrate mais estável.
Se compararmos agora com o pico de Maio de 2021:
hashrate: +2.2x
preço: -2.2x
Isto significa que "matematicamente" é 4x menos lucrativa. O número de máquinas está a crescer com a perspetiva que o preço vai subir, mas se este não acontecer ou se foi a um ritmo lento, o crescimento da hashrate terá que abrandar, é inevitável.
Não estava a par dessa dinâmica do Texas.
Obrigado pela explicação 👍
O sistema do Texas é muito interessante, nos períodos onde existe pouco consumo eléctrico, aproveitam esse excesso de produção para o POW.
Com o crescimento das energias renováveis, estes sistemas são essênciais, sobretudo durante a noite ou nos dias de muito vento, onde a produção de energia é supeior é necessidade.