Apesar de não ser o foco do nosso projeto, que é usar apenas a rede bitcoin como uma rede de pagamentos, vou entrar no assunto investimento brevemente para tentar ilustrar algo que tenho visto que estão confundindo.

Existem duas maneiras de investir em BTC que têm fundamento e que qualquer pessoa tem condições de executar:

1. Proteção patrimonial (hold).

2. Tese dos ciclos (trade).

Na proteção patrimonial, você compra para nunca mais vender. Vai vender só se precisar, mas não tem um prazo definido. A ideia aqui é montar um patrimônio em BTC. Patrimônio só se vende quando se precisa (poucas pessoas entendem isso).

Já na tese dos ciclos, é um trade. O interesse aqui é outro, é a exposição financeira. Aumentar o número de FIAT, aumentar ou manter o poder de compra. Nela, basicamente, se compra 6 meses antes e se vende 18 meses depois do halving (ou qualquer variação disso).

Você até pode fazer as duas coisas, um pouco de cada, mas não é fácil. Você tem que saber separar muito bem o que está fazendo com um montante e com outro. Até os locais de armazenagem às vezes fazem sentido serem diferentes. Nesse caso, para alguns, cabe o ETF, por exemplo.

Agora, a maioria das pessoas que vejo falando, fazendo textos, expondo suas ideias, não sabem dividir as duas coisas, assim como não sabem dividir o que é rede e o que é ativo. Aí acabam fazendo lambança, onde só conseguem ter algum sucesso porque o BTC sobe tanto que os prejuízos que levam são compensados.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.