Grande insight de facto.

Ainda hoje em dia o pessoal acha que é normal o preço das casas subir.

E vai continuar a achar durante muitos anos. Esse capital vai demorar a perceber.

Ainda assim parece-me claro que chegámos aos máximos históricos do preço das casas, e agora o capital vai fluir lentamente para o Bitcoin. O trabalho de pessoas incrível de pessoas como nostr:npub1v5k43t905yz6lpr4crlgq2d99e7ahsehk27eex9mz7s3rhzvmesqum8rd9 (isto é absolutamente genial) e nostr:npub13wl6gy2kp02zafh6vr8jfh58mzxxeza7as5mmx325xyq9x4z9rxqgpnp8z vai ajudando o pessoal a entender e a encontrar a estratégia para a transição sustentável de capital.

Porque essa é a beleza desta transição. Ninguém tem que perder.

Porque até agora ou acabava em guerra ou acabava com muito choro, agora as coisas podem ser um pouco menos dolorosas. A única coisa que muitos dos Portugueses que compraram casas caríssimas em preços máximos podem fazer é comprar Bitcoin lentamente e aproveitar da fuga do capital de outros sítios para o Bitcoin, de modo a cubrir as perdas que são inevitáveis.

Ou seja, 20 anos de inflação, sufocamento por inflação e transição económica. É isto ou quebra dramática, ou guerra.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

A inflação é "mágica", cria uma ilusão nas pessoas, leva-as a acreditar que as casas e acções estão sempre a valorizar, mas na realidade não é isso que acontece, o único que ganha é o estado.

Provavelmente vamos passar por um longo período de inflação, porque é a única via para os estados não colapsarem.

E quanto maior for a inflação, menos acessíveis serão as casas. Os ricos e as classes médias de Portugal vão comprar casas como uma proteção contra a inflação, enviesando por completo o mercado. Ficando inacessível aos mais pobres ou aos jovens. As casas não podem continuar a ser activo financeiro, uma reserva de valor, tem que voltar aos seu "propósito" original, um local para as pessoas morar.

É essencial uma moeda não inflacionaria, uma reserva de valor, onde as pessoas guardem as suas poupanças, sem enviesar outros mercados.

Só o Bitcoin poderá resolver isto, mas vai demorar muitos anos, mas as pessoas vão compreender.

Tal qual. Olha, isto era uma excelente conversa para termos em Português num podcast. O pessoal precisa de ouvir mais vozes a falar disto...