Será que não são coincidências? Pois temos muitos pequenos países que vive em regimes totalitários também. Talvez seja uma questão de probabilidade, mais países, mais chance de terem países com mais liberdade
“Ao contrário, a maior esperança para a liberdade vem justamente dos países pequenos: Mônaco, Andorra, Liechtenstein, e até mesmo Suíça, Hong Kong, Cingapura, Bermuda etc. Quem preza a liberdade deveria torcer e fazer de tudo pelo surgimento de dezenas de milhares destas entidades pequenas e independentes. Por que não uma Istambul livre e independente, que mantém relações cordiais com o governo central da Turquia, mas que não tem de pagar impostos e nem receber repasses, e que não mais reconhece as leis impostas pelo governo central, pois tem as suas próprias?"
https://mises.org.br/artigos/1281/a-esperanca-para-a-liberdade-esta-na-secessao
Discussion
Pelo que parece não. Pois pequenos países sabe que os cidadãos irá voltar com os pés. Ou seja. Ficou desagradável morar aqui? Vou para um país a apenas cem quilômetros de distância em uma estrada com meu carro de passeio, moto ou até a pé. Para sair de países grandes como Brasil, Rússia e China muitas vezes só de avião. Pagando caro e enfrentando toda sorte de fiscalização.
Em países ilha é a exata mesma coisa que países grandes, não?...
Pegar avião ou barco é muito caro para muitos, principalmente devido a barreiras de imigração.
Acho que você não leu todo o texto.
Países menores tendem a ficar menos no meio termo, ou viram paraísos fiscais em algum nível, ou viram ditaduras...
Só que ditaduras e governos centralizados tendem a cair, pelo problema do cálculo econômico que ocorre pelo controle de preços e outras interferências econômicas, mesmo para países grandes, como ocorreu com a União Soviética.
Pequenos países ilha são ainda mais 8 ou 80, nesse sentido, pois, ou se tornam como um paraíso fiscal caribenho, ou se torna mais como Cuba ou Haiti, pois literalmente não há para onde fugir.
Mas, em relação a razão desses paises irem e se manterem por anos, pelo lado altamente controlado, sempre tem um dedo de países grandes no meio, a União Soviética / Russia com Cuba, a Austrália com seus países ilha vizinhos, e etc...