Aura não.

Alma com certeza. Isso nem é uma crença religiosa, é uma conclusão filosófica metafísica que, a meu ver, hoje tb já pode ser "ratificada" pela ciência..

É só pensar no que sustenta e dá unidade ao seu EU ao longo da vida. Certamente não é o seu corpo.

A cada segundo morrem 2 milhões de células no seu corpo. Em 1 dia você renova células na casa dos bilhões.

Você não é o seu EU físico-material de trinta dias atrás. Você também não é a sua psiquê de 30 dias atrás.E você passará por esse processo milhares de vezes.

Quando você chegar na velhice você ainda se reconhecerá como você mesmo, mesmo sendo uma coisa totalmente diferente tanto na matéria quando nas experiências que formam o seu psicológico. Mas você se reconhecerá como sendo você mesmo, o mesmo menino-jovem-meia idade etc.

O seu EU não está no corpo, não está na matéria, não está nem no cérebro, o seu EU está na sua alma.

E essa alma, goste ou não goste você, é imortal.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Alma é algo intimamente conectado com vida, ânimo. É o que permanece em um ser vivo, mesmo com a passagem do tempo, mesmo que ele perca as memorias ou as faculdades mentais.

A alma, como informação, por outro lado, não se perde com a morte, mas prefiro não me aprofundar nisso senão vou fugir muito do tema principal.

Em relação a aura, ela é colocada no contexto de várias fés, mesmo no cristianismo, em relação principalmente a jesus, anjos e a Deus. Logo, nesse contexto, sendo o caso, o homem como imagem e semelhança de Deus poderia ter aura também, nem que seja num sentido mais abstrato e simbólico da coisa, não?

Como cristão não acredito em aura. Creio que Deus emana luz (não sei se isso poderia se chamar aura), isso fica evidente na transfiguração de Cristo (Mateus 17-2).

Acho que nós não temos esse dom. Não temos essa "luz" própria.

Além disso, mesmo que, por hipótese, herdassemos tal características pela imagem e semelhança com o criador, o ser humano conservou apenas os dons preternaturais e naturais após a queda.

Não parece que o ser humano possa possui algo parecido com a transfiguração, nem meno sequer em um nível baixíssimo.

Mas para tentar ir além precisaríamos conceituar bem aura.