Diga-me o que achou mais interessante.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Achei o livro bem complexo e admito que ou preciso ler de novo ou preciso conversar com alguém que absorveu melhor o conteúdo da obra. O primeiro ponto que destaco que eu entendi e achei interessante foi a recapitulação que Olavo faz, partir da crítica à filosofia de Epicuro, sobre o pensamento humano. Ele mostra que a filosofia de Epicuro é na verdade uma descontração da verdadeira sabedoria da realidade material que deveria ter suas bases sólidas na realidade divina. Essa recapitulação que Olavo traz mostra como o pensamento moderno iluminista está ancorado nessas bases descontruídas e em como isso trouxe as mazelas da moral da humanidade ocidental cristã. Outro ponto que achei interessante foi sobre o aumento incontrolável do estado quanto entidade reguladora da vida das pessoas e como essa falta de independência, que justamente o pensamento desconstruído traz, forma uma sociedade mais dependente do controle estatal em suas vidas e mais fechadas às instituições religiosas.

O tema é bem complexo mas vale muito a pena a leitura. Talvez seja a obra mais importante do professor Olavo. Já li "O mínimo" tbm mas essa é voltada ao contexto brasileiro. O jardim das aflições é mais uma análise crítica à filosofia e às consequências disso.

Se já tiver lido e entendeu outras coisas tbm importantes que eu n mencionei aqui ou queria corrigir algo que eu me equivoquei, por favor, comente.

Vou tentar lê -lo novamente. Li-o há uns 15 anos atrás. Certamente agora vou encontrar novas coisas. Mas o que o senhor descreveu parece bastante acurado com o que tenho na memória. Obrigado por compartilhar.