Dica para iniciantes em programação: Foquem em adquirir uma base sólida. Esqueçam frameworks e não se guiem por nenhuma tendência temporária. A base da programação é a mesma a pelo menos 40 anos (inclusive esses dias fui brincar de programar em um emulador de Apple 2 e sim, é super de boa), se você dominar a base aprender os frameworks e tecnologias se tornara uma evolução natural.
Vale ressaltar que o que eu chamo de base são os conceitos pragmáticos básicos, como laços, condicionais, ponteiros e etc. Ficar estudando aquelas estruturas de dados (como nas universidades) é perda de tempo já que você irá acabar estudando essas estruturas naturalmente se for por uma linha mais pragmática (pragmática no sentido de por em prática tudo que aprender, sem ficar se apegando aos formalismos teóricos e semânticos que as universidades tradicionais adoram).
Foque em produzir, desde o inicio, software que você ache que será util (eu por exemplo desde o começo ficava fazendo pequenos códigos para automatizar minhas tarefas). Isso irá te motivar a continuar.
A linguagem escolhida não importa muito, mas de preferência para linguagens que tenham uma sintaxe que seja comum entre várias linguagens. Normalmente eu recomendo o C#, tem a sintaxe parecida com o C, possui os recursos do C++ e é hibrida assim como o Java. O Javascript também é uma boa opção mas pode levar os iniciantes à adquirirem alguns vícios que podem ser chatos de tirar (eu sofri com isso já que comecei pelo Javascript e acabei demorando pra entender a ideia de outras linguagens).
No começo pense em fazer um código que funcione. Não fique muito bitolado em fazer o código perfeito (nem hoje em dia eu consigo isso e vivo fazendo gambiarras, no fim do dia o que importa é se o código funcionar). Isso não significa que você deve fazer uma bagunça, certifique-se de aprimorar suas habilidades de refatoração mas não fique paranoico com isso.
E por fim a dica mais importante: Ignore aqueles donos da verdade que adoram cagar regra. Antes de aplicar um "mandamento" procure entender o fundamento lógico que o sustenta. É muito comum os iniciantes serem inundados por falsas verdades e acabarem se sentindo perdidos com muita informação. Faça aquilo que você acha que funciona e depois estude os ARGUMENTOS dados para que aquela solução seja considerada ruim.
Enfim pessoal, é isso ae. Bons estudos!