Ideal seria usar SOs como GrapheneOS e CalyxOS, porém eles estão limitados a hardwares muito caros, como um Pixel para GrapheneOS, cuja versão mais "em conta", Pixel 7, perderá suporte ao SO a partir de 2027. Um celular sem hardware proprietário é essencial, pois SOs que dependem do Android acabam tendo esse mesmo problema, o ideal seriam celulares como Librem, Fairphone, mas não são muito acessíveis em questão de preço, e sistemas operacionais como PureOS ou Mobian. Quanto apps, que foi a pergunta principal, isso vai depender um pouco de que celular e SOs foram escolhidos, eu uso um celular comum, então me limitarei a isso:

Mensageiro: SimpleX Chat

E-mail: Tutamail (não acho essencial ter e-mails, ideal é nunca usar coisas que exijam login, mas sei que nem sempre é possível)

Roteamento: Orbot

Loja de app: F-droid, Zapstore

Browser: Tor Browser

Nenhum app de código fechado seria aceitável

Não sei qual seu objetivo e qual uso daria a um celular focado em privacidade total, porém seria bom se fosse para atividades mais voltadas a uso limitado, como é o caso de usar Tails só para usar Electrum, do que para uso cotidiano. Eu acho que não vale a pena, estou cada dia mais usando meu pc e usando celular só quando sou obrigado.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Faço importação de Pixel, no meu eu economizei 3k de impostos!

Isso ajuda, porém, ainda fica o problema das limitações que o hardware proprietário impõem, que eu acho bem desagradável.

O maior problema é comprar revenda de operadora, tipo AT&T ou Verizon, que não é possível desbloquear a OEM

Mesmo assim, foi a melhor experiência Android que já tive