Replying to Avatar Otavio

A diferença entre os Reformados e os Sinergistas em geral é que somente os Reformados negam cooperação humana na salvação.

Os Remonstrantes apesar de defenderem Depravação Total, adotaram a visão de Predestinação de Tomás de Aquino em Dort e afirmaram que a Graça é Preveniente. Ou seja, a Graça apenas capacita o homem a crer. E então o pecador decide por Cristo sem influência da inclinação ao pecado.

No Calvinismo a Graça é irresistível somente para os eleitos, ou seja. Os Repobros não só podem como irão resistir a Graça. Uma vez que seria ilógico um eleito resistir a Graça, por isso afirmamos que a Graça é Irreversível para quem já foi Regenerado pelo Espírito Santo.

Portanto o homem não tem Livre-arbítrio (como defendido por Pelagio) porque o homem não possui capacidade natural para crer no Evangelho. Por isso Paulo diz que os Incrédulos sumprimem a verdade pela injustiça (Romanos 1:18-20).

Logo, nem o arrependimento, nem a Fé em Cristo são obras do homem natural. Por isso não há cooperação humana na salvação. O crer e se arrepender (conversão) é necessário para a salvação. Ou seja, é uma ação que o pecador precisa fazer de fato (de forma genuína) mas é Deus que efetua tanto o querer como o realizar.

Inegavelmente a Escritura demonstra a Salvação como sendo Monergista. Todos os argumentos que Sinergistas usam para defender cooperação humana na Soteriologia são baseados em inferências da Critica Textual. Onde a Regra dos Imperativos ensinada por Lutero é ignorada.

A Regra dos Imperativos é uma Regra Gramatical onde Lutero ensina que todas as vezes que encontramos um Preceito na Bíblia, significa que o homem tem a responsabilidade de cumprir. Não capacidade ou Liberdade.

Isso explica Deus dizer que o pecado estava na porta do coração de Caim e cabia a ele dominá-lo. Caim não tinha como dominá-lo mas tinha o dever de dominá-lo.

Por isso que a Bíblia diz que o povo era desobediente com o Senhor (Dt 9:24), mas também diz que Deus não tinha dado ouvidos para eles ouvirem nem olhos para eles verem.

(Dt 29:4).

Entendi.

Embora tenho um bocado de objeções - para não parecer chato...

Eu flerto com a ideia de Tomás de Aquino, então talvez eu não seja um sinergista raiz.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Por isso eu disse "Singeristas em Geral" no meu comentário anterior.

E o fato de você se aproximar do Tomismo explica suas inúmeras objeções.