"A ordem dos Illuminati foi uma sociedade secreta fundada pelo Professor alemão de direito canônico Adam Weishaupt, em 1776. O catedrático, que estudou na Universidade Jesuíta de Ingolstadt, onde concluiu um doutorado em filosofia, copiou a organização hierárquica da Companhia de Jesus. Ele comandou sua ordem de maneira despótica, exigindo dos subordinados obediência total e irrestrita diante de sua liderança.

Weishaupt escreveu: "Se o fim justifica os meios, a morte é o fim do problema humano". Também declarou em seus escritos: "A salvação não está onde os tronos fortes são defendidos pela espada, onde a fumaça dos incensários sobe aos céus nem onde milhares de homens fortes medem com passos os ricos campos da colheita. A revolução produzida será estéril se não for completa".

O objetivo de Weishaupt era "a transformação do mundo", porém sua revolução estava voltada para a imposição de uma elite intelectual governante, ou seja, ele pretendia imitar o despotismo iluminista da época. Weishaupt foi demitido da Universidade de Ingolstadt quando descobriram seu segredo, e acabou indo para Gotha. Ele foi apoiado pelos Rothschild e pelo Duque Ernesto II de Saxe-Gota-Altemburgo. Então, ele fundou os Illuminati em 1º de maio de 1776. Segundo o jornalista Andreas Faber-Kaiser, “o fato de que este dia foi declarado um feriado mundial — o Dia do Trabalho — deixa ainda mais clara a estreita relação existente" entre os Illuminati e as internacionais socialistas."

Cristina Jiménez

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.