Replying to 9e4a5274...

Como foi a trajetória de vocês até se tornarem Ancaps/Libertários? Sempre foram assim? Teve um momento de "Como eu nunca pensei nisso?"

Eu comecei muito comunistinha na escola, visto que era a única coisa que os professores ensinavam sobre, e fui gradualmente acreditando que quanto menos Estado, melhor, então foi algo como:

Comunistinha do Professor, tem que ter ditadura comunista, sim > Socialista com moderação > Centro-esquerda > Centro > "Ok, sou de direita" > Conservadora política > Liberal (Estilo o pessoal do MBL) > Monarquista Absolutista (Ditadura Gourmet, onde o Ditador não se sente pressionado) > Monarquista Parlamentarista (3 poderes mais um monarca que modera eles) > Anarcocapitalista.

Até hoje ainda acho que, SE fosse pra ter um Estado, eu ainda tenho a visão de uma Monarquia Parlamentarista seria melhor, visto que os melhores e mais seguros países, melhores IDH's, são assim...

...Ou mesmo um principado, tipo Mônaco ou Liechtenstein, visto que o Rei/Príncipe está tranquilo, ele não eleito a força e sabe que vai ficar no poder, MAS ele não é um ditador, e tem que deixar os 3 poderes agir, eleger as melhores leis, mas pode vetar, convocar novas eleições, etc. Ao invés de 4 anos, ele teria 20, 30, 50 anos a frente.

Claro, é só um caso muito específico, qualquer tipo de Estado coercitivo é ruim. Apenas uma ideia CASO fosse preciso TER um Estado.

Mas, diga aí, conte sua história se quiser, como você virou um libertário e chegou nesse ponto até estar numa rede social descentralizada, provavelmente com satoshis na carteira, enfim.

Lendo os livros de autores austriacos e aprendendo a usar linux, até voltei pra igreja católica depois de estudar a origem da escola austriaca, os escolasticos espanhóis, Juan De Mariana, Étienne de la Boitie, Frédéric Bastiat e etc.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.