Na minha opinião, Fedora é a distro que venceu a guerra das distros em termos tecnológicos. A maioria das distros, cedo ou tarde, estão adotando a mesma stack do Fedora: Systemd, Wayland, Gnome, Flatpak, etc. Grande parte dos desenvolvedores das principais tecnologias Linux de vanguarda usam Fedora abertamente, o que faz com que, e tese, o Fedora as receba de maneira mais rápida em canal estável e etc.

PS: nunca usei Fedora na minha vida, mas eu reconheço esse cenário. BTW, estou pensando em pular do Ubuntu (minha distro há mais de 10 anos) para o Fedora assim que tiver uma oportunidade. O motivo é por que não suporto Snaps e muito menos a forçação de barra da Canonical apra o seu uso, e, versão após versão, a Canonical está cada vez mais empurrando Snaps goela abaixo e, na 24.04 LTS, minha distro atual, isso chegou a um nível que não consigo mais tolerar. Como Fedora é a distro mais semelhante ao Ubuntu como proposta, migrar para ela é a escolha natural.

Minha vontade MESMO seria usar o Arch. Tenho uma experiência maravilhosa com o Arch há uns 2 anos em um notebookzinho aqui e aprendi a gostar muito dela. O problema é que não me sinto experiente o suficiente no Arch a ponto de assumir a responsabilidade de manter uma distro rolling release e bleeding edge numa máquina principal de trabalho, mas espero fazer isso num futuro, que, espero, não esteja muito distante.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

No replies yet.