Joe Biden autorizou a Ucrânia a usar mísseis de longo alcance para atacar as forças russas e norte-coreanas apenas na região russa de Kursk.
Segundo o site de notícias americano Axios, a fonte disse que a decisão de Biden foi comunicada à Ucrânia há cerca de três dias e que a motivação desta decisão é dissuadir a Coreia do Norte de enviar mais tropas para a Rússia para a guerra contra a Ucrânia.
Após a autorização de Biden para atacar a Rússia com mísseis dos EUA, Zelensky ameaça a Rússia:
“Os ataques não são realizados com palavras; essas coisas não são anunciadas. Os mísseis falarão por si, certamente falarão.”
Donald Trump Jr, filho do presidente eleito, ataca a decisão de Joe Biden no X de autorizar Kiev a usar Atacms contra a Rússia:
"Parece que o complexo militar-industrial quer garantir o início da Terceira Guerra Mundial antes que meu pai tenha a chance de criar a paz e salvar vidas. Esses trilhões de dólares precisam ser interrompidos."
Se a permissão americana para Kiev usar mísseis Atacms contra a Rússia fosse confirmada, isso significaria “um novo aumento nas tensões”. Foi o que disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, citado pela agência Ria Novosti. A administração cessante dos EUA de Joe Biden continua a “colocar lenha na fogueira e provocar uma maior escalada do conflito” na Ucrânia.
Peskov acrescentou que o uso pela Ucrânia de mísseis Atacms ou outros lançadores de longo alcance fornecidos por países ocidentais para atingir o território russo corre o risco de envolvimento direto destes países no conflito, porque seriam operados por “especialistas militares” ocidentais. “Estes ataques não são realizados pela Ucrânia, mas pelos países que dão permissão, porque o direcionamento e a manutenção não são realizados pelas forças ucranianas, mas por especialistas militares dos países ocidentais”, disse Peskov, recordando o que disse no passado ao Presidente Vladimir Putin. “Isso muda fundamentalmente a forma como eles se envolvem no conflito”, acrescentou o porta-voz.
O filho de George Soros, Alex Soros, considerou a decisão de permitir que a Ucrânia lançasse mísseis de longo alcance contra a Rússia como uma ótima notícia.
https://video.nostr.build/b6ea7f3742eb6c3563c5d27d27c77b34adc9eaef6a328fa6fef958e3ccf924c9.mp4
Source: x.com/karinamichelin/status/1858471239427223811