Uma dúvida de um português, que está longe do Brasil:

Depois de tantos anos com o Pix em funcionamento, com uma adoção muito elevada, será que ainda existe papel-moeda suficiente em circulação?

Se uma percentagem elevada da população deixar de utilizar o Pix, vai faltar papel-moeda e o banco central não vai imprimir mais, para obrigar a utilização dos serviços digitais.

é um bom incentivo para a adoção do bitcoin. 😀

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Segundo o Banco Central (BC), a circulação de papel-moeda persiste em 30 anos de criação do real. Na última sexta-feira (28), conforme as estatísticas mais atualizadas da autoridade monetária, existiam R$ 347,331 bilhões de cédulas e de moedas em circulação na economia, o equivalente a 3,13% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país).

A proporção está diminuindo após a pandemia de covid-19. Em informações exclusivas repassadas à Agência Brasil, o Departamento de Meio Circulante do BC informa que o percentual de papel-moeda em circulação subiu de cerca de 2% em meados dos anos 1990 para um valor ligeiramente abaixo de 4% em 2007. A proporção manteve-se ao redor desse nível até 2019, disparando para 5% do PIB em 2020, com a criação do auxílio emergencial durante a pandemia.

Segundo o BC, após a pandemia de covid-19, o valor de cédulas e de moedas em circulação tem se mantido estável em torno de R$ 345 bilhões, com a proporção em relação ao PIB caindo. “Apesar do surgimento de novos meios de pagamento, como o Pix, para apresentar impactos sobre os hábitos de uso dos meios de pagamento anteriormente existentes será necessário algum tempo, a fim de que a evolução desses impactos possa ser claramente mapeada”, informou o Departamento de Meio Circulante em nota.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2024-07/apesar-de-avanco-do-pix-dinheiro-fisico-resiste-em-30-anos-de-real

ha relatos de faltarem notas fisicas sim, mas anedotais. nunca vi alguma estatistica seria.

muitos, inclusive de baixa renda, so usam pix. Faxineira, pedreiro, encanador, etc, nao andam mais com notas, vem em casa e pedem pix na hora, 'ao vivo'.

por outro lado, já estive em fila de restaurante parada porque auxiliar de pintor de parede (não tem inteligencia suficiente pra ser pintor de parede, por isso é auxiliar) não conseguia usar o pix. Depois de tentar varias vezes, chamar o dono do restaurante pra ajudar, teve que dar a senha para o dono do restaurante fazer o pix no celular dele. Como esses caras viverão sem notas fisicas?