Se os relays são armazenados de um computador, e uma pessoa consegue apagar (o dono do relay) os posts dos usuários, no futuro, poderia existir uma perseguição á esses donos?

Querendo ou não ainda vai existir censura pelo fato de pessoas poderem apagar posts. Futuramente poderia existir algo tipo: Pagamentos de bloqueio de postagens? Tal pessoa sempre terá ou será bloqueado de tal relay por conta de um pagamento de um terceiro? É um problema.

É uma coisa que me peguei pensando, não estudei mto sobre nostr e o seu sistema, apesar de usar com muita frequência. Desculpem se falei alguma bobagem neste post.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Por isso a recomendação de uso do Citrine e um client nostr que consiga interagir com o citrine. Ou você pode manualmente realizar backup (exportando seus posts) com um client que tenha essa funcionalidade, exemplo: coracle.social

Não entendo muito do funcionamento do Nostr. Mas vou arriscar dizer que acho que os posts podem sim ser apagados de um relay; mas como são muitos, e se espera que sempre surjam mais, a censura se torna ineficiente. Mas de certa forma pode haver uma "alienação" das postagens, já que nós não vemos tudo que está na rede, pois não estamos conectamos a todos os relays (e isso não seria funcional).

Ainda assim, o Nostr me parece "incensurável"; pois é fácil de criar conta e ter anonimato. Só não espere que os posts sejam perenes.