Projeto quase saindo do papel. A ideia aqui é sair do BR, de uma maneira que se gaste o mínimo de dinheiro possível.

De que maneira vou fazer isso? Com uma bike, a bike está equipada com pneus e câmaras de ar reserva. Kit de ferramentas, alforges pra acomodar a pouca bagagem que vou levar, que são algumas roupas, calçados, comidas de emergencia, ferramentas e alguns livros que vou ler no caminho. Além de um caderno, onde documentário tudo e também darei início a escrita de meu livro, contando todas as dificuldades, da forma como acontecerão, e como serão superadas. Tenho estudado sobrevivencialismo há mais de 7 anos, porém, discordo de alguns autores e divulgadores nacionais, principalmente no ponto de se encastelar em bunkers ou fortalezas, pois éera questão de tempo até que gangues privadas ou públicas entrem e consigam te derrotar. EU pessoalmente, dou mais valor a mobilidade, em minha visão de mundo, e condição econômica, precisa ser terrestre. Assim, preferi fazer está viagem de bicicleta. Pois é um veículo de baixo custo, fácil e simples manutenção. Não requer gastos com combustível, nem com documentos para desembaraço em fronteiras etc.

FAQ:

1 - Porque não vai de moto/carro? Altos custo de aquisição, manutenção custosa e complicada (p maioria das pessoas), dificuldades de desembaraço fronteiriço, e a possibilidade de se tornar um alvo fácil de extorsões de gangues públicas e privadas durante o deslocamento.

2 - Não é interessante colocar um motor a combustível ou elétrico na bike? Ver item 1

3 - Não acha esse tipo de travessia perigoso? Sim. Acho, e é. Inclusive não recomendo a ninguém que faça. Porém, estou fazendo num cenário em que o Estado (ainda) não está em colapso. Vejo que a dificuldade e o risco de não sobreviver, ao se fazer isso em cenário de colapso real pode ser muitas vezes maior.

4 - Alguém te apoiou a fazer isso? Não. Principalmente parentes próximos, dizem que posso estar indo em direção a morte. Porém, EU julgo mais importante ser livre do que aguardar o colapso do legacy bater a minha porta, e passar o resto de meus dias sustentando político. PRA MIM o risco vale a pena.

5 - Qual o destino final da viagem? Não sei ainda. Tudo vai depender de como vai acontecendo. Tracei algumas rotas, alguns planos, algumas estratégias. Vamos acompanhando e ver como vai acontecer tudo isso.

6 - Quero te ajudar, como faço? Tenho TODOS os links importantes no linktr.ee/libsfronteiras. La te meu Livepix (onde vc pode fazer pix e mandar perguntas, embora eu prefira que você doe para opt_out@walletofsatoshi.com, e faça sua pergunta por la. Evitando se doxxar.

7 - e seu opsec, como vai ficar? Não sei, talvez eu apareça. Talvez não. Está deixando de ser uma preocupação conforme saio do BR. No exterior, isso deve ter menos importância pelo menos na preocupação com ataques de gangues públicas.

8 - Vai sozinho? Não, Deus está me acompanhando. Não levo mais ninguém comigo na travessia. É um desafio árduo, perigoso e demorado. Não tenho coragem de colocar ninguém neste desafio junto comigo, e não tenho confiança em ninguém para partilhar esta caminhada.

Se aparecerem mais perguntas recorrentes, farei um FAQ separado.

Por enquanto é isso pessoal. Em breve devo fazer um artigo mais apresentável sobre isto, um vídeo quem sabe. Comentei com alguns amigos nesta semana passada, inclusive falei brevemente disso numa live do DTV.

Obrigado pela sua leitura e audiência.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Houveram alguns erros de digitação devido ao uso de corretor automático. Mas farei a retifica do artigo de maneira mais apresentável em breve.

Boa sorte irmao

Deus estará contigo. Boa viagem.

Boa sorte, vai na paz 🫂

Só permita tecer uma sugestão: é, de fato muito interessante ter uma boa capacidade de mobilidade, mas não acha interessante, depois de um tempo, eleger uma região (não digo um ponto, mas uma região) para ter bases?

Pq 1 É interessante que transite na maior parte do tempo numa região que conheças bem (conheça o território).

2 Andar como nômade ciclista, uma hora, acaba chamando a atenção demais.

3 Boas preparações exigem espaço.

4 Pequenas propriedades rurais podem ser bem discretas e desinteressantes para observadores externos.

5 Transitar em estradas que ligam aglomerados urbanos podem ser bem mais perigosas do que as vias entre o aglomerado e a sua pequena base em Lugar Qualquer.

Por fim, acho que é interessante observar regiões de fronteira aberta ou vales em pés de serra.

Opa. Obrigado pela apreciação. Agradeço MUITO seu comentário e observações.

Veja, a questão de se basear em algum local está estabelecida. Porém, é um trajeto que ultrapassa 7000km. Então, serão paradas apenas com finalidade de descanso e prosseguimento. Creio que conseguirei passar mais o que acontece, quando sair pela estrada, daí, com vídeos e a própria explicação falada do que vai ocorrendo, talvez fique melhor p explicar, etc.

Mesmo assim, os pontos levantados por vc são importantes, e devem ser observados.

Agradeço novamente pelo feedback.

Até logo!