Existe algo como um herói nacional brasileiro que não seja apenas uma figura política ou usado como ferramenta política?
Discussion
Os santos, beatos e servos de Deus.
Tem algum que seja brasileiro e tenha feito algo mais notável para ajudar muitos brasileiros?
Prazer. A noite eu combato o crime vestido de morcego aqui em Xique Xique.
esse sarrafo é impossivel de saltar. primeiro, intenção 100% pura é no céu, aqui não.
como fazer bem a muitos sem interferir na organização da sociedade? sem nem servir como exemplo?
que bem notorio não pode ser usado por outrem? Nem que apenas como um simples ufanismo "Somos a cidade do fulano!"? Que santo na historia esteve imune a esse tipo de risco, até depois de morto?
deixaria de fazer algo bom pela possibilidade remota de terceiros usarem a ação pra se promover?
É óbvio que não existe ninguém perfeito, o meu ponto aqui foi apenas separar as narrativas forjadas dos fatos e não definir uma pessoa como a mais pura que já existiu para ser heroi.
Toda sociedade saudável precisa de bons referenciais e quando eles são ainda mais palpáveis que mera ficção, se tornam mais exemplares, afinal se prova que é possível fazer e repetir.
artistas, escritores, cientistas, santos, etc.
alguns politicos que formaram o pais:
barao do rio bco - brilhante, surpreendeu e ganhou limpo até dos europeus com trabalho de formiguinha erudito e laborioso.
d. joao VI, d. Pedro I - com suas limitacoes e enfrentando problemas maiores que eles, mas se esforçaram, e adiaram uma republica bananeira 'iluminada' por 70 anos. Sobre eles só sobrou as narrativas contrarias da republica bananeira.
Fernando Barreto, Henrique Camarão, os Sá e outros da guerra da restauração, e o proprio reino, que ficou devendo até as calças pra conseguir ganhar... A holanda nao perdeu fácil, e alguns arriscaram muito.
Não faltam homens bons na historia se quisessem formar uma identidade nacional sem mato, bunda e bola, só falta disposição de ensinar algo de util ao inves de putaria.
Tem o doutrinador, acho ele foda pra caralho mas praticamente ninguém que eu conheço conheçe
O Doutrinador é um símbolo político da guerra cultural brasileira, o quadrinho se levantou e vendeu dessa maneira.