Pergunta honesta: como confiar? Tenho intenção de permanecer anônima e você também, então, o que vai afiançar essa transação? Quais garantirias para quem adquire algo que não é físico, não posso tocar, guardar no bolso, como estou acostumada a fazer com dinheiro em notas, vindo de alguém não tem endereço e a quem nunca vi e não conheço? ☺️

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Somente a reputação e se confiar, melhor ser com valores pequenos.

Boa. E essa reputação, vejo onde? Por exemplo, no mundo onde não sou anônima tenho portfólio e depoimentos de clientes, avaliação do meu trabalho, isso ajuda os futuros clientes a saberem que sou confiável (fui correta no passado, com os clientes antes antendidos)!

Pois é, existe no Nostr uma feature interessante chamada Badge, que qualquer pessoa pode criar, por ex: vc pode criar um badge com a seguinte informação: (Pessoas que já realizei trocas com sucesso) e passar para qualquer um. Esse badge aparece no perfil da pessoa. Assim outras pessoas podem conferir o perfil de alguém e verificar quem confia nela.

Mas essa é só uma possibilidade de criar um web of trust no Nostr. Infelizmente sem mecanismos de justiça e lidando com anônimos, sempre existe o risco de golpes.

Você sempre me ensina algo muito útil e de forma simples, sorte minha ter encontrado você aqui. Entendi "badge". Sim, seria nosso sistema "Uber" (classificação de motorista e passageiro).

E em um futuro markplace é recomendável ter algo similar.

Agora, já viste que as IAs estão criando avaliações no lugar de humanos? 😳🙄

Vi uma notícia a respeito sim. Mas um sistema de reputação usando perfis do Nostr é interessante pois a confiança está dispersa e o esquema de badge facilita para encontrar essas informações.

Existe um projeto que usa web5 da Square que pretende permitir trocas de forma descentralizada com base em reputação e etc tbm. É bem interessante: https://www.tbd.website/

O esquema de badges é aqui: https://badges.page/

Amigo (supondo que é 🕺 e não 💃) você é Dev? Sei lá porque acho que seja

Não sou developer mas sou bem curioso, rs. Até me arrependo de não ter sido.

cc nostr:npub180cvv07tjdrrgpa0j7j7tmnyl2yr6yr7l8j4s3evf6u64th6gkwsyjh6w6

Eu também. Vou aprender JavaScript nos próximos dias, mas é perfumaria (front) para ajudar o maridão a criar um produto assinado sobre um open source. Quem sabe um dia aprendo a programar? 1° almejo a fluência em inglês e trabalhar como ux para quem paga em BTC 😅

Ohh, por favor, não tire seus sats do bolso por causa dos nossos papos. 😳🫣