A ineficiência do Estado perante o problema de segurança pública é proposital, é sabido por todos que o Estado do RJ possui acordos e negociações com facções criminosas, tendo até mesmo políticos oriundos do ativismo judicial pró-crime e de amizades do narcoterrorismo hoje dentro do Estado do RJ atuando fortemente em nome do crime, mesmo o judiciário já foi aparelhado.
Vai ser comum daqui um tempo o povo recorrer às associações livres e comunitárias para impor normas e regras que vão de confronto aos bandidos e marginais, depois veremos isso ser repelido pelo próprio Estado, que precisa do crime para humilhar a população, e pelas facções narcoterroristas.
Ainda há o problema de se cometer linchamentos e injustiças com base em equívocos a imprensa cair por cima contra estes e tratando o bandido e vagabundo como superior moralmente ao justiceiro e à vítima. Para a esquerda new left de hoje o bandido é moralmente superior ao trabalhador, pois descobriram que revolução se faz usando o lumpem, subvertendo a sociedade por inteira, e não usando o trabalhador médio.