Eu precisaria ver especificamente os exemplos reais, as estatísticas, os números, para validar estas conclusões.
Sei não. Fico com pé atrás com qualquer pesquisa destas áreas cinzentas do conhecimento humano.
Posso dizer que vi pessoas assim ao longo da minha vida toda, sendo sua maioria na internet. Mas não posso dizer que há um movimento neste sentido.
A mim parece que há uma agenda de emburrecimento sistemático, que atua mais eficientemente sobre as pessoas passivas, que preferem seguir a manada, e que, compõe uma imensa maioria. O restante dos indivíduos, que correspondem a pessoas que buscam algum conhecimento em algum nível, se dividem em várias camadas. Nestes indivíduos especificamente, pode-se dizer que as conclusões do estudo poderiam se aplicar, uma vez que, indivíduos que buscam o conhecimento, tendem a parar em algum ponto de sua busca. Neste ponto, em que eles alcançam uma zona onde sua busca oferece o que procuravam, fatalmente eles irão rechaçar, em maior ou menor grau, informações que possa abalar essa estrutura que eles criaram. Não vejo neste comportamento algo ruim, se o estado alcançado advir de um busca honesta por conhecimento e auto conhecimento.
Por outro lado, se essa zona de conforto se forma em torno de um processo de doutrinamento ou alguma forma mais sofisticada de engenharia social, então estamos tratando com outro tipo de pessoa, que mais se assemelha ao gado, que comentei no início do texto.
nostr:nevent1qvzqqqqqqypzqr6zcc0xg350hazamnrc4f7cvagujy4wkz9day0gywfx3zvqqexkqytkummnw3ez66tyvgaz7tmrv93ksefdwfjkccteqy2hwumn8ghj7un9d3shjtnyv9kh2uewd9hj7qpq0x37n59fendu2dzwllggfmxchr39qe6c69ua5mnlhhkel9cksykqezvtsj