Percebi os seus motivos sobre o pseudo libertário acima do peso e você está coberto de razão, você só levou mais tempo para perceber o que alguns já havia percebido no começo de 2020.
Agora voltando ao assunto vejamos:
Depois de perceber o que é oBitcoin, farias algo do tipo:
- Um vídeo ou influenciarias alguém a comprar Etherium ou qualquer outra shitcoin com o propósito de "ganhar" dinheiro? Ou melhor, vou usar teu exemplo e colocar de outra forma: Tu sabes que drogas fazem mal no geral, tu farias um vídeo a falar de droga X ou Y para alguém a saber que no geral fazem mal ao indivíduo? (aqui não tenho nada contra quem compra ou vende, isso é problema de cada um, já que aqui a pergunta cabe a moral e moral cada um tem a sua)
- Falarias para um amigo ou farias propaganda de um Exchange Tupiniquim que reporta tudo ao estado, que é exactamente o oposto do Bitcoin, simplesmente porque você recebeu dinheiro para fazer propaganda dela?
- Indicarias uma carteira de "criptomoedas" escolhida por ti mesmo ou tua equipa como uma forma de "investimento" e farias propaganda, incluindo sítios específicos de notícias para este fim?
- Quando questionado por alguém sobre os pontos acima, tu citarias que: Se só escolhesses empresas ou formas libertárias de trabalho não conseguirias viver da forma mais adequada, no padrão de vida desejado, justificando o porquê das atitudes?
É isso! Por isso é uma tremenda hipocrisia. E eu podia fazer exactamente a mesma coisa. Mas, diante disso, o caminho que escolhi foi ser P2P de Bitcoin. Foi o único caminho onde eu pude e posso ajudar de forma ética e moral sem me sujeitar a falar de X ou Y porque estou sendo pago/patrocinado ou ganhando por falar o que o gado gosta de ouvir. Esse é o maior problema dos ditos "libertários", são libertários até esta vírgula, depois vale tudo.
Existe outras maneiras também de ganhar de forma ética e moral, claro, como por exemplo sendo desenvolvedor, onde coisas maravilhosas saíram como a FSX ou a Robosats, mas todas nesta linha. Enfim, é isto que eu penso.