# Dia da Bíblia católica

Hoje é o dia da Bíblia católica, até hoje eu lembro da primeira Bíblia católica que eu comprei e fiquei aborrecido porque o capítulo 3 de Daniel tinha um monte de versículos a mais e não dava para usar para estudos.

Antes disso, na minha infância, meus pais compraram uma edição luxo lindíssima, cheia de ilustrações, com uma fonte gigante e pesava quase igual um pacotão de arroz! Eu lia e não entendia nada, só lembro de abrir várias vezes para ver as figuras, e minha mãe falava alguma coisa.

Para quem não sabe, a Bíblia católica difere da protestante por incluir sete livros (Baruc, Eclesiástico, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Sabedoria e Tobias) e trechos nos livros de Daniel e Ester, alguns também trazem mais um salmo. São 73 livros na católica e 66 na protestante.

A Bíblia católica traduzida é uma contradição para o catolicismo, que antes mantinha o texto exclusivamente em latim e proibida a tradução e leitura em outras línguas, algumas vezes isso era punido com a morte. Irônico ver que a Igreja Católica hoje tem uma seção nas suas gráficas só para produzí-las em diversos idiomas e dialetos.

A tradução de Jerusalém é uma das melhores versões, que mais se aproxima dos originais, muitos eruditos, até protestantes, a consideram a melhor versão.

Reply to this note

Please Login to reply.

Discussion

Exodus 20

Qual sua interpretação?

Os dez mandamentos, ou testemunho, é a transcrição do caráter de Deus e tão eterno quanto Ele.

Há referências bíblicas à todos os mandamentos antes do Sinai mostrando que Deus só estava reafirmando Sua vontade e não escalando algo novo.

Se ele está afirmando

Porque nós tempos atuais o povo ainda adora imagem feita por mãos humanas?, sabendo que muitos foram engolindos por não se afastar da idolatria!

É uma boa pergunta. Como nunca fiz parte desse sistema de adoração, eu não entendo muito bem. Eles afirmam que não adoram as imagens, que seria como um meio de falar com aqueles que elas representam e não de considerá-los deuses, de fato, a doutrina não ensina que são deuses, mas que são intercessores.

Obviamente isso é um engano totalmente antibíblico. Simplesmente é uma adoração estranha aos ensinos de Jesus e dos apóstolos e ainda baseado ao menos em duas falsas premissas: (1) só Jesus é o mediador e (2) os mortos não tem parte alguma sobre o que acontece debaixo do Sol.

Deus fala sim, que eles estão adorando deuses que não escutam e nem ver, e precisam ser limpados!

Somente a Deus devemos adorar

Pois em Gênese diz, E fizemos nossa imagem e semelhança, Deus, Jesus e Espírito Santo, não existe outro Deus além de ti afima vários apóstolos.

Entendo seu ponto de vista, mas será que é o mesmo deles? Deus julga de acordo com o que a pessoa crê.

Vamos dar nome aos bois? Os católicos usam imagens para dirigir orações aos intercessores mortos para que eles entreguem a Jesus e depois chegue ao Pai, deve ser algo assim. Eles não consideram os santos como deuses, só como intermediários de oração. Isso é um terrível engano, pode ser considerada idolatria? Talvez, se você ver pelo critério de que são prestados cultos especiais em homenagem à eles, a igreja tem o nome deles e não de Deus, talvez olhando por esse lado. Mas não muda o fato de que eles acreditam que só a Trindade é Deus de fato.

O que não podemos dizer sobre as religiões afro ou outras por aí que confiam no poder de entidades espirituais autônomas que supostamente podem intervir na realidade humana. Isso já é considerá-las uma espécie de divindade.

Se os mortos não tem nada debaixo do sol, porque adoram imagens de Homens e anjos.

Apocalipse 22

Afirma que o anjo ordenou que não adore a ele, apenas a Deus vivo e eterno.

Mas aí que está, eles não adoram. Ou a maioria não adora.

Os anjos não aceitam adoração nem os apóstolos aceitariam, se estivessem vivos. Pedro recusou adoração do Cornélio.

Mas eles não dizem estar adorando. Devoto não é sinônimo de adorador. Mas mesmo assim é errado e falso, o sistema. E mentira é de Satanás.

Cheguei em um ponto de pensar que não dá pra cobrar coerência cristã da maioria dos cristãos, vejo muito mais gente seguindo o cristianismo fora das igrejas, mesmo que sem saber, do que dentro dela. Da mesma forma que imagens, estão mais preocupadas em adorar cultos, ritos e hierarquias locais que discernir e buscar o caminho para a verdade e a vida.

Igreja é isso, os "chamados para fora", tem a mais ver com o que se faz fora do que dentro delas.

Cultos, ritos e hierarquias têm o seu lugar, como todas as coisas que Deus fez, mas pode ser tirado do propósito pelos homens.